Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Carta de Brasília: CNTS produz carta ao final do IV ENTRADS

Nos dias 17 e 18 de março de 2014, no Hotel Nacional, em Brasília, Distrito Federal, numa promoção da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde - CNTS, representantes das entidades representativas da categoria nos três graus do Sistema Confederativo, reuniram-se no IV ENTRADS - Encontro Nacional de Trabalhadores Dirigentes Sindicais da CNTS, com o lema “Integrar para Fortalecer”. Participaram do evento 169 lideranças de 134 federações e sindicatos, filiados ou não à Confederação, representando todas as regiões e quase todos os estados brasileiros.

O IV ENTRADS teve como objetivo ampliar e fortalecer as relações entre todas as entidades, com vista à definição de ações conjuntas voltadas à aprovação dos projetos de interesse dos trabalhadores da saúde; manutenção e ampliação de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários; condições dignas de trabalho; qualidade da assistência e qualidade de vida dos trabalhadores.

Os temas debatidos vieram ao encontro com a realidade e necessidades dos trabalhadores e de suas entidades sindicais.

O evento culminará com a participação dos dirigentes em audiência pública, na Câmara dos Deputados, em defesa da aprovação do Projeto de Lei 2.295/00, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais da Enfermagem em 30 horas semanais.

Considerando que estudo da Organização Mundial da Saúde - OMS sobre os determinantes sociais que influem na saúde demonstra que as condições de trabalho e a extensa jornada exercem profundo impacto sobre a saúde dos trabalhadores;

Considerando que pesquisas e mesmo a prática, mostram que a qualidade da assistência está intrinsecamente ligada às condições estruturais, físicas e emocionais em que os profissionais executam suas atividades;

Considerando, ainda, os graves riscos aos quais os trabalhadores da saúde estão expostos diariamente em todas as unidades de trabalho e atividades exercidas.

A CNTS e demais entidades aprovaram a CARTA DE BRASÍLIA como documento político que expressa a posição que deverá nortear as ações do conjunto dos trabalhadores com vistas à:

- efetiva integração das entidades e unidade na ação para fortalecer a representação da categoria;

- extinção do fator previdenciário;

- regulamentação da aposentadoria especial;

- prorrogação da política de reajuste do salário mínimo;

- fonte permanente e mais recursos para a saúde – Saúde +10

- instituição do piso salarial da categoria;

- ampliação do quadro de profissionais nas unidades de saúde;

- exigir da Câmara dos Deputados a votação imediata do PL 2.295, que beneficiará 1,8 milhão de profissionais;

- cobrar da Presidenta Dilma Rousseff o compromisso assumido durante a campanha eleitoral de que a votação do PL 2.295 seria prioridade do governo.

Nós, trabalhadores da saúde, temos o compromisso de defender a vida, inclusive as nossas; e é preciso garantir o atendimento ao usuário com um serviço de qualidade e, ao mesmo tempo, preservando a saúde e a dignidade dos profissionais. 

O IV ENTRADS transforma em realidade um sonho da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde na busca da unidade de ação em prol do fortalecimento da organização dos trabalhadores da saúde.

Brasília-DF, 18 de março de 2014

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br