Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Parabéns trabalhador da saúde: 12 de maio é seu dia


Neste 12 de maio comemora-se o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Uma justa homenagem à categoria que cuida de todas as outras categorias, mas nem sempre é reconhecida pelo seu trabalho. Muitas demandas são feitas em prol do profissional da área, com destaque para o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e prevê redução de jornada para 30 horas semanais.

O reconhecimento do trabalho do profissional da saúde é uma luta iniciada pelos sindicatos da saúde do Estado e da Federação Paulista da Saúde. O Sindsaúde conquistou inicialmente a inclusão do dia 12 de maio como feriado da categoria, o que dá direito a um dia a mais de descanso – quem trabalha nessa data tem direito a um dia de folga. Isso faz parte das convenções coletivas.

A data virou estadual após aprovação pela Assembléia Legislativa do projeto do deputado estadual Rafael Silva (PL). O Dia Estadual do Profissional da Saúde foi oficializada em 2004. Desde então, a ALESP tem realizado homenagens anuais aos profissionais em sessão solene na própria Assembléia.

Em 2013, a solenidade será em 17 de maio com a presença de delegações dos 13 sindicatos filiados à Federação. Jaú vai estar presente com diretores e trabalhadores da base. A trabalhadora Maria Aparecida Ricardo Herrera será homenageada como representante da região – cada região sindical indicou um profissional.

Maria Aparecida Ricardo Herrera tem 73 anos e é associada do Sindsaúde desde 7 de junho de 1980. Trabalha como técnica de laboratório há 40 anos, atuando no Laboratório de Análises Clínicas Dr. Gambarini, em Jaú.

HISTÓRIA

Em 2004, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo oficializou o dia 12 de maio como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Na época, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou em lei (11.665/04) o Projeto de lei 1.052/03, de autoria do deputado estadual Rafael Silva (PL).

Para contribuir com a valorização do profissional da saúde, em 2007, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) propôs o Projeto de lei 1.310, criando o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde. Após dois anos de tramitação na Câmara dos Deputados, o PL foi aprovado pelos parlamentares e encaminhado ao Senado em agosto de 2009, também aprovado. No entanto, em 2010, foi vetado pelo presidente Lula.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br