Santa Casa de Jaú instala 50 novos leitos para SUS

FONTE: COMÉRCIO DO JAHU

A Santa Casa de Jaú terá mais 50 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano. As novas vagas começarão a ser entregues a partir de agosto de 2014. Com a ampliação, o hospital ficará com 322 leitos. Atualmente, a Santa Casa possui 272 vagas, sendo que 117 são do SUS. Após a entrega dos novos leitos, 227 ficarão destinados ao sistema.
Com isso, a unidade hospitalar aumentará em 28% o número de vagas no SUS e em 19% a quantidade geral de leitos. A notícia foi divulgada ontem pelo provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Júnior.
De acordo com Bernardi Júnior, ampliar as vagas para reduzir o deficit no número de leitos é mais uma conquista realizada. “Ontem (anteontem), por exemplo, o hospital estava lotado. Não tínhamos leitos para atender os pacientes que aguardavam no pronto-socorro”, ressalta Bernardi.
As obras no 2º andar da Santa Casa, onde os leitos serão instalados, já foram iniciadas. O hospital, atualmente, passa por reforma. Segundo informações da assessoria de imprensa, a previsão é que em agosto sejam entregues ao menos 17 leitos, sendo que 4 estão sendo custeados com recursos próprios e 13 por meio de emenda governamental, no valor R$ 200 mil.
Os outros 33 leitos serão entregues à medida que as obras do 2º andar forem concluídas e ao passo que aumentar o fluxo de caixa do hospital. Estas vagas serão conseguidas com recursos próprios, com investimento em torno de R$ 500 mil.

Lotação

Segundo Bernardi Júnior, o hospital está com lotação intensa e precisa crescer para melhorar o atendimento à população. Ele afirma que, em dias de lotação, pacientes estão ficando em macas até receber alta ou encaminhamento para o quarto.
“Nesta semana, não havia vaga nenhuma em alguns dias, então está difícil. Temos de fazer alguma coisa para que os pacientes não precisem ser tratados em outras cidades, o que causa transtorno para quem está doente”, relata Bernardi Júnior.
O provedor ainda ressalta que, com os casos de dengue, está ainda mais difícil encontrar vagas no hospital. “Todos os dias temos muitas pessoas com dengue e algumas precisam ser internadas. Na hora que começar o inverno, começam os casos de gripe”, comenta.
A Santa Casa de Jaú contabilizou 69 internações por causa da dengue neste ano até o dia 10 de março, conforme publicado pelo Comércio. O hospital prevê mais dez novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). (Flaviana de Freitas)

Mais dez cirurgias por dia

Em dezembro do ano passado, a Santa Casa também anunciou repasse de verba pelo governo estadual para realização de mais cirurgias neste ano. De acordo com o diretor clínico do hospital, Luiz Alfredo Teixeira Júnior, na época, a reforma que será feita no centro cirúrgico proporcionará mais dez cirurgias por dia no hospital.
Atualmente, o hospital possui sete salas cirúrgicas, com demanda de até 30 cirurgias por dia. A ideia é que, com o repasse, pelo menos mais duas salas sejam construídas para procedimentos diários.
Com a reforma, novos equipamentos também serão adquiridos para melhorar a estrutura da Santa Casa.
O provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Júnior, comenta que o hospital está em aguardo de verba do governo do Estado de São Paulo, em torno de R$ 6 milhões, para dar início à ampliação do centro cirúrgico. (FF)