Mais de 600 pessoas fazem exames na Santa Casa no Dia Mundial do Rim

Para marcar o Dia Mundial do Rim, celebrado hoje (12 de março), o grupo de humanização da Santa Casa de Jahu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Etec e o Sesi, promoveu um evento para conscientizar e informar a população sobre as doenças renais crônicas e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante todo o dia, mais de 600 pessoas passaram pelo hospital para testes gratuitos de glicemia, aferição de pressão arterial de índice de massa corpórea.

Das mais de 600 pessoas que fizeram os exames, 14% tiveram resultados alterados, como pressão alta, sobrepeso e elevado nível de glicose no sangue. Apenas algumas já estavam em tratamento, portanto a maioria não sabia estar com problemas de saúde.

Segundo o nefrologista do corpo clínico da Santa Casa de Jahu Newton Sanfelice, o controle da pressão arterial e da glicemia é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças renais.

A aposentada Aparecida Moreira Carvalho ouviu em um programa de rádio que a Santa Casa ofereceria exames gratuitos no Dia Mundial do Rim e resolveu aparecer. “Achei esse evento maravilhoso. Já que temos a oportunidade de investigar nossa saúde de forma gratuita, por que não fazer os exames?”.

Leonice Gardim também esteve no evento para fazer os testes. “Ouvi hoje de manhã no rádio e vim para fazer exames, assim evito ter de ir a postinhos de saúde e tomar o lugar de outras pessoas que estão doentes”, falou.

João Vieira, aposentado, descobriu estar com alta taxa de glicemia no sangue. “Eu não podia imaginar. Vou procurar um médico”, falou.

Durante o evento, os Remédicos do Riso interagiram com as pessoas, tornando o ambiente do hospital muito mais leve. Eles também estiveram no Centro de Hemodiálise da unidade hospitalar, onde foi oferecido café da manhã para os pacientes que realizavam diálise.

Este ano, o tema da campanha do Dia Mundial do Rim foi “Rins saudáveis para todos’’, um alerta à população com relação à adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água, mudança de estilo de vida e cuidados com as doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade, importantes causas de doença renal.

O número de brasileiros com doenças renais está aumentando vertiginosamente e se esse quadro não for revertido até 2020 a população de doentes renais crônicos com necessidade de hemodiálise será muito grande, de forma que a demanda seria difícil de ser suprida.

Hoje, 116 pacientes fazem hemodiálise na Santa Casa de Jahu e 24 são submetidos à diálise peritoneal, ou seja, em casa.