Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Hospital Amaral Carvalho participa de Outubro Rosa com palestras e passeio ciclístico

No mês de outubro, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) é enfeitado de bexigas cor-de-rosa e os profissionais de saúde alertam as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. São feitas palestras, orientações e distribuição de folders, para estimular a detecção precoce e aumentar as chances de cura.

Desde 1990, um movimento internacional conhecido como Outubro Rosa é realizado de diversas maneiras, com o intuito de conscientizar a população. Um laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, a segunda maior causa de mortes entre as mulheres, sendo a maior entre os cânceres.

De acordo com o mastologista do HAC, João Ricardo Auler Paloschi, o evento estimula as mulheres a fazerem o auto-exame e procurarem especialistas. “Através de ações simples, conseguimos divulgar a importância da detecção precoce do câncer de mama e incentivamos a fazer a mamografia, que é o exame considerado padrão ouro para a doença”, afirma.

João Ricardo também afirma que o mastologista é o médico especialista na saúde mamária e deve ser consultado regularmente como se faz com outros especialistas. Procurá-lo somente quando houver diagnóstico de câncer é um grande erro.

A primeira mamografia deve ser feita entre os 35 e 40 anos, para análise e comparações com exames futuros. Após os 40 anos, deve-se realizar a mamografia uma vez por ano. Cabe ao médico mastologista analisá-la em conformidade com o exame físico, histórico familiar, queixas, entre outros, para decidir a conduta, caso a caso.

Dados do Ministério da Saúde apontam 60 mil novos casos de mulheres com câncer de mama, a cada ano. João Ricardo explica que quando detectados precocemente, as chances de cura podem chegar a 100%. “Quando detectados tardiamente, o paciente terá que passar por cirurgias maiores e tratamentos mais agressivos".

O Hospital Amaral Carvalho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaú, mantém o Programa de Prevenção do Câncer de Mama (Pró-Mama), desde 2004. Já foram realizados mais de 5 mil atendimentos, no posto fixo e em campanhas. É possível acessar os dados nos Postos de Saúde do município ou no Hospital Amaral Carvalho.

Confira a programação do HAC para o Outubro Rosa:

14/10 - Palestra sobre Câncer de Mama, em Boracéia
Local - Centro Cultural de Boracéia - SP
Horário: 19h30 

18/10 - Palestra sobre Câncer de Mama, na empresa Zanzini, em Dois Córregos
Local - Centro de Convivência dos Idosos – Dois Córregos - SP
Horário: 9h

19/10 - Passeio Ciclístico, em Jaú
Local: Parque do Rio Jaú
Horário: 8h – saída às 9h

 
s
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br