Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Saúde é a maior preocupação do brasileiro, mostra pesquisa

Por Maria Fernanda Ziegler / IG.com

Para 45% das pessoas, saúde é o principal problema do País; insatisfação é tanto com o SUS como com convênios privados
A saúde é o maior problema do Brasil, de acordo com pesquisa Datafolha, realizada com 2109 entrevistados em todo o País e divugada nesta quarta (26). Entre as preocupações do brasileiro, saúde foi apontada por 45% das pessoas. A violência ficou em segundo lugar (18%), seguida por corrupção (10%) e educação (8%).
"Em 2003, a maior preocupação era com o desemprego. Mas com a recuperação do País, a gente percebe que desemprego, fome e miséria vão diminuindo e cresce significativamente a preocupação com saúde"' disse Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, durante apresentação da pesquisa. 
Na pesquisa, o sistema de saúde foi avaliado como ruim ou péssimo por 56%. A avaliacao da maioria é que a causa do problema é a falta de médicos e enfermeiros e a qualidade do atendimento: 39% afirmaram que precisa contratar mais médicos.
A pesquisa Datafolha também avaliou a aceitação do programa Mais Médicos pela população e o resultado mostra que 67% dos brasileiros são a favor de médicos estrangeiros no país. Entre os entrevistados que foram atendidos por médicos do programa, 69%, avaliam o programa como ótimo ou bom.
Insatisfação tanto no público quanto no privado
Nas maiores cidades, a avaliação negativa da saúde foi de 62% dos entrevistados. Entre aqueles que têm plano de saúde privado -27% dos entrevistados-, 70% avaliaram de forma negativa.
"O resultado não se refere apenas à saúde pública. A população tem se tornado mais seletiva e mais critica inclusive com o sistema privado", disse Paulino.
Desde 2008, a saúde é apontada como a maior preocupação do brasileiro. No ano passado, 48% dos entrevistados atribuiu a saúde como o maior problema do país. Paulino afirma que a pequena redução do índice, pode estar relacionada com a aprovação do programa Mais Médicos.


 

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br