Encontro da Saúde elabora Carta de São Paulo com comissão pró-formação da COSABRA

Documento aprovado por cerca de 300 dirigentes resume as definições do 3º Encontro Nacional da Saúde e do 16º Encontro Paulista da Saúde e encaminha nova Confederação Nacional da categoria.

Reunidos na Colônia de Férias Firmo de Souza Godinho, em Praia Grande, cerca de 300 dirigentes sindicais da saúde tomaram decisões importantes para a categoria, inclusive a formação de um grupo de trabalho que vai encaminhar a formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde do Brasil (COSABRA). Os membros que vão coordenar os trabalhos foram nomeados nesta sexta-feira (8/08) e estão relacionados na Carta de São Paulo, documento que resume as definições de ambos os encontros.

O terceiro dia do encontro foi aberto pelo presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira, e de representantes dos Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além dos dirigentes dos sindicatos filiados à Federação Paulista.

A decisão de formar uma nova Confederação Nacional dos Trabalhadores foi tomada no dia anterior, 7 de agosto, e formalizada nesta sexta-feira com a nomeação dos dez integrantes da comissão. Além do presidente da Federação Paulista, a comissão conta com Rogério Fernandes (MG), Maria Barbara da Costa (RJ), Lorival Pisetta (SC), João Carvalho Pereira (MS), Maria Nelcy Ribeiro da Costa (RJ), Claudio Nogueira Nunes (RJ) e dos sindicalistas paulistas Leide Mengatti, Erivelto Correa Araújo, Luiz Carlos Vergara Pereira, Milton Carlos Sanches e Carlos José Gonçalves.

Caberá à comissão instalar um escritório de representação, na capital federal, em Brasília. O escritório deverá manter um representante da COSABRA para fazer os encaminhamentos necessários à defesa dos interesses da categoria da saúde junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional. Da mesma forma, o grupo de trabalho vai atuar para conquistar mais apoios entre as demais federações estaduais descontentes com a atuação da CNTS.

Durante esta sexta-feira, presidentes dos sindicatos filiados à Federação Paulista, defenderam a iniciativa de se criar uma nova Confederação, tendo em vista que a atual não faz jus ao papel de representante das federações estaduais e de todos os trabalhadores da saúde do país. Paulo Pimentel, de Santos, por exemplo, lembrou que já foi feito de tudo em busca da conciliação e que todas as tentativas foram em vão “por causa dos interesses políticos do lado de lá”.

Representando outros Estados, Lorival Pisetta, de Santa Catarina, disse que quanto mais ouve os dirigentes no Encontro Nacional, mais tem certeza de que os pensamentos dos catarinenses são os mesmos da Federação Paulista. “Fiquei feliz em saber que daqui sai essa alavancada para criar essa nova Confederação da categoria”.

Antes do encerramento foi realizada a palestra “Encantadores de Vida”, pelo palestrante Eduardo Moreira. Autor do Best-seller que leva o nome da palestra, ele encantou a todos ao contar sua história de vida e a transformação de executivo financeiro a escritor premiado, a ponto de ser o único brasileiro condecorado pela rainha da Inglaterra. Na palestra, ele falou da necessidade de dedicarmos nosso tempo à nossa própria vida. “A gente é o tempo que a gente tem”, disse ele, destacando ainda que precisamos “fazer” as coisas que nos deixam felizes.

Eleição - Também foi definido no encerramento do Encontro Paulista que a Federação Paulista vai apoiar o candidato a deputado estadual Luiz Vergara como representante único da saúde à Assembléia Legislativa. O companheiro Paulo Pimentel, de Santos, que também seria candidato a estadual, abriu mão da candidatura em apoio a Vergara. Diante disso, a Federação e os sindicalistas a ela filiados saem unidos em torno de um candidato da saúde, que concorre pelo PSB com o número 40.500.

Por fim, todas as delegações foram homenageadas, recebendo diplomas de participação e posando para fotos.

VEJA NOTÍCIAS ANTERIORES NOS LINKS ABAIXO

DIA 1: http://www.sindsaudejau.com.br/manchete_300_dir.php