Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Diretores do Sindsaúde participam da Conferência Municipal


Três diretores do Sindsaúde de Jaú e Região participaram da Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 20 de junho. A presidente Edna Alves e os diretores Sofia Borges e Arlindo Medeiros estavam entre os 30 participantes do encontro que debateu a saúde municipal e definiu as diretrizes a serem levadas à Conferência Regional marcada para Bauru.

Abaixo, notícia publicada no Comércio do Jahu do dia 21/06

Conferência de saúde reúne 30 pessoas

Cerca de 30 pessoas compareceram ontem à Conferência Municipal de Saúde, realizada no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O grupo formado por representantes de conselhos, entidades e da Prefeitura votou propostas que serão encaminhadas à etapa regional, em Bauru.

Entre os temas debatidos estava a falta de recursos para gestão da saúde, no âmbito dos municípios. A conferência entendeu que maior fatia da arrecadação de impostos deveria permanecer nas cidades, e não ser encaminhada ao governo federal.

No ano passado, a Prefeitura aplicou R$ 57,6 milhões em saúde, ou 31% do orçamento. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê gasto mínimo de 15%.

A gerente da Secretaria de Saúde, Renata Cristina de Oliveira Souza Castro, argumentou que boa parte dos serviços é municipalizada, razão pela qual as prefeituras deveriam ter maior participação no bolo orçamentário. “Nós gostaríamos que dinheiro gerado na cidade ficasse por aqui”, observou.

A conferência foi aberta pela articuladora de humanização da Secretaria de Estado, Cleise Mei de Souza. Ela relatou avanços e gargalos no Sistema Único de Saúde (SUS). Para a especialista, falta cultura da saúde preventiva. “Quem dera a população procurasse a unidade básica para fazer ‘checkup’”, apontou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Alice Rodrigues Morato, 20 propostas relacionadas com os oito eixos temáticos (veja quadro) seriam votadas e devem ser enviadas para a conferência regional, em julho.

Hierarquia

As conferências municipais, regionais e estaduais são determinadas pelo Ministério da Saúde. Em tese, as cidades precisam propor melhorias para o sistema, a partir do tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. (JGD)

(Fonte: http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1329835/busca-por-servicos-de-saude-e-grande)

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br