As novas regras do Fundo de Garantia

Governo amplia as opções de uso do FGTS. Descubra por que as mudanças significam um bom negócio para os trabalhadores com carteira assinada

FONTE: istoe.com.br

Na semana passada, o governo anunciou que os 37 milhões de brasileiros com carteira assinada poderão aplicar 30% do FGTS em um fundo de investimento ligado a empresas de infraestrutura. A ideia é aumentar a rentabilidade do FGTS, que hoje está em torno de 3,5% ao ano. É um índice muito baixo – perde até para a inflação prevista para 2013, de 5,85%. A tendência é que o novo investimento seja mais vantajoso. Um fundo semelhante de infraestrutura, também administrado pela Caixa Econômica Federal, rende em média 7% ao ano. “Como o dinheiro fica o tempo todo parado no banco, trata-se de uma boa opção de investimento”, diz Samy Dana, professor de finanças da FGV. Recentemente, o governo também mudou as regras de uso do FGTS para a compra de imóveis. O valor máximo que pode ser financiado com recursos do Fundo subiu de R$ 500 mil para R$ 750 mil. “Era uma defasagem que há muito tempo precisava ser corrigida. A mudança vai aquecer o mercado imobiliário”, diz Marcelo Prata, diretor do Canal do Crédito. A seguir, conheça as novas regras e saiba quando você pode sacar o FGTS.