MAIS MÉDICOS - Segundo mês de seleção: 672 estrangeiros foram alocados em 237 municípios e 8 distritos indígenas

Maioria das cidades selecionadas está em regiões de extrema pobreza e alta vulnerabilidade. Médicos têm até esta sexta (20) para homologar participação.

Na segunda rodada de seleção do Programa Mais Médicos, 672 profissionais com diplomas no exterior concluíram sua inscrição e foram alocados em 237 municípios e 8 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Esses médicos têm até esta sexta-feira (20), às 10h, para confirmar no sistema do programa o interesse em atuar nos locais. A maior parte das cidades (52,7%) está em regiões de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social.

Os profissionais que confirmarem participação no programa devem chegar ao país entre 4 e 6 de outubro. Eles passarão por três semanas de avaliação a partir do dia 7, para depois seguirem para os municípios indicados. “Vamos continuar abrindo oportunidades para que médicos de outros países possam preencher as vagas onde nenhum brasileiro quiser ir. Eles são muito bem-vindos nos munícipios onde há carência de profissionais”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Entre os 672 profissionais desta rodada de seleção, 219 são remanescentes da primeira etapa do programa, que não haviam finalizado a inscrição. O grupo é de 40 diferentes nacionalidades – 163 são brasileiros – e tem registro profissional em 28 países.

REGIÕES – Dos 237 municípios em que serão alocados, 125 possuem 20% ou mais de sua população em situação de extrema pobreza ou fazem parte do grupo de cidades com mais de 80 mil habitantes de menor renda per capita do país. Entre os 112 outros municípios para onde os profissionais foram alocados, 93 estão em regiões metropolitanas e 19 capitais.

Escolhidos por 180 participantes, os municípios da região Sudeste tiveram o maior saldo, seguidos pelo Sul (170), Norte (130), Nordeste (130) e Centro-Oeste (62). O estado de São Paulo receberá o maior número de médicos (99), seguido do Rio Grande do Sul (80), do Paraná (58), do Acre (43) e de Minas Gerais (38).

VAGAS OCIOSAS – Um total de 514 cidades e 25 DSEIs aderiram ao Mais Médicos no segundo mês de chamamento do programa. Com isso, já são 4.025 cidades participantes, demandando 16.625 vagas.

O número de brasileiros participantes na segunda etapa subiu para 417, incluindo um grupo de médicos que teve uma segunda oportunidade de optar por municípios. Esse grupo confirmou sua atuação em 228 municípios e 9 Distritos Sanitários Indígenas.

Este total de brasileiros que homologaram participação equivale a 29% dos 1.414 profissionais com diploma nacional inscritos na segunda seleção. Entre os profissionais com diploma do exterior, haviam se inscritos 1.602 de 65 diferentes nacionalidades. Porém, só 672 indicou seis opções de municípios no sistema do Mais Médicos. As vagas que restarem poderão ser ocupados por médicos da cooperação firmada pelo Ministério da Saúde com a OPAS.