Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sindicalista Pedro Tolentino é sepultado em Garça


por: Redação Giro Marília

O sindicalista e militante da área da saúde Pedro Alberto Tolentino, 55, faleceu domingo (22) na Santa Casa vítima de leucemia. Foi sepultado na manhã desta segunda-feira (23/03) em Garça. Dirigentes sindicais filiados à Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo estiveram presentes, inclusive representante de Jaú.

Técnico de laboratório e em raio-X, iniciou sua vida sindical em 1986 como representante regional e participou em diferentes estruturas e momentos da luta sindical no país.Era Secretário Geral do Sinsaúde, que representa trabalhadores das empresas, hospitais e diferentes setores de atendimento na área no Estado de São Paulo e dirigente na Federação dos Trabalhadores na Saúde no Estado de São Paulo, onde ocupava o cargo de diretor para Assuntos Parlamentares, além de representante junto ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos). 

Foi também membro da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério da Saúde e Trabalho. Essa atuação permitiu que fosse um dos responsáveis pela Norma Regulamentadora 32, que estabelece medidas de prevenção contra riscos físicos, biológicos, químicos e radiação. Em 2008 foi candidato a vereador pelo PSDB na cidade. Não conseguiu a vaga mas manteve atuação partidária, especialmente no núcleo sindical do partido no Estado.

Estava em tratamento contra a leucemia e há um ano afastado do trabalho. Seu quadro clínico foi agravado por um AVC. FOi internado poucos dias antes de seu falecimento.

Seu trabalho como sindicalista rendeu atividade em todo o centro-oeste do Estado muito além das questões trabalhistas. Tornou-se um divulgador de questão de normas de segurança e proteção que além dos funcionários estendia benefícios e cuidados aos pacientes.

O trabalho com informações sobre a saúde também impulsionou atividades como apresentador. Manteve programa em rádio e TV que levou a um site especializado, o Espaço Saúde, onde  divulgava entrevistas, notícias, artigos e normas sobre trabalho, prevenção de doenças e direitos de trabalhadores e usuários dos serviços de saúde.

"Tanto para o trabalhador quanto para o usuário dos serviços de saúde o Pedro foi um fenômeno. Agregou conhecimento tão grande, fruto de seus esforços, de seu profissionalismo, que hoje, sua perda é da categoria mas é da população de ummodo geral", afirmou Aristeu Carriel, presidente da subsede do Sindicato em Marília.

Carriel trabalhou com Toletino nos últimos 29 anos e destacou a dedicação do sindicalista. "Não tinha feriado, não tinha hora para comer, não tinha final de semana. Com certeza foi uma grande perda e vai fazer muita falta ao movimento sindical, à categoria e à comunidade", afirmou. Toletino deixa dois filho, Adalberto e Vanessa.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br