Sindicalista Pedro Tolentino é sepultado em Garça

por: Redação Giro Marília

O sindicalista e militante da área da saúde Pedro Alberto Tolentino, 55, faleceu domingo (22) na Santa Casa vítima de leucemia. Foi sepultado na manhã desta segunda-feira (23/03) em Garça. Dirigentes sindicais filiados à Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo estiveram presentes, inclusive representante de Jaú.

Técnico de laboratório e em raio-X, iniciou sua vida sindical em 1986 como representante regional e participou em diferentes estruturas e momentos da luta sindical no país.Era Secretário Geral do Sinsaúde, que representa trabalhadores das empresas, hospitais e diferentes setores de atendimento na área no Estado de São Paulo e dirigente na Federação dos Trabalhadores na Saúde no Estado de São Paulo, onde ocupava o cargo de diretor para Assuntos Parlamentares, além de representante junto ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos).

Foi também membro da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério da Saúde e Trabalho. Essa atuação permitiu que fosse um dos responsáveis pela Norma Regulamentadora 32, que estabelece medidas de prevenção contra riscos físicos, biológicos, químicos e radiação. Em 2008 foi candidato a vereador pelo PSDB na cidade. Não conseguiu a vaga mas manteve atuação partidária, especialmente no núcleo sindical do partido no Estado.

Estava em tratamento contra a leucemia e há um ano afastado do trabalho. Seu quadro clínico foi agravado por um AVC. FOi internado poucos dias antes de seu falecimento.

Seu trabalho como sindicalista rendeu atividade em todo o centro-oeste do Estado muito além das questões trabalhistas. Tornou-se um divulgador de questão de normas de segurança e proteção que além dos funcionários estendia benefícios e cuidados aos pacientes.

O trabalho com informações sobre a saúde também impulsionou atividades como apresentador. Manteve programa em rádio e TV que levou a um site especializado, o Espaço Saúde, onde  divulgava entrevistas, notícias, artigos e normas sobre trabalho, prevenção de doenças e direitos de trabalhadores e usuários dos serviços de saúde.

"Tanto para o trabalhador quanto para o usuário dos serviços de saúde o Pedro foi um fenômeno. Agregou conhecimento tão grande, fruto de seus esforços, de seu profissionalismo, que hoje, sua perda é da categoria mas é da população de ummodo geral", afirmou Aristeu Carriel, presidente da subsede do Sindicato em Marília.

Carriel trabalhou com Toletino nos últimos 29 anos e destacou a dedicação do sindicalista. "Não tinha feriado, não tinha hora para comer, não tinha final de semana. Com certeza foi uma grande perda e vai fazer muita falta ao movimento sindical, à categoria e à comunidade", afirmou. Toletino deixa dois filho, Adalberto e Vanessa.