Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PLANOS DE SAÚDE: Beneficiários ganham espaço de consulta sobre as operadoras

Espaço dentro do portal da ANS traz informações importantes que ajudam o cidadão a escolher o plano de saúde e indicadores da saúde suplementar no Brasil

Os beneficiários de planos de saúde poderão consultar informações e indicadores de qualidade da saúde suplementar. O Espaço da Qualidade será lançado no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quinta-feira (13) pelo diretor presidente interino da ANS, André Longo, no Rio de Janeiro. “Com o Espaço da Qualidade estamos dando ao cidadão mais uma ferramenta de transparência, facilitando o acesso à informação na hora de escolher ou trocar o plano”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Também será apresentado o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), componente do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. O IDSS avalia as operadoras em quatro dimensões: assistencial, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação do beneficiário tomando como base o cumprimento às normas estabelecidas pela ANS.

O IDSS traz pontuações que vão de 0 a 1, em que zero é o pior resultado. No Espaço da Qualidade, o cidadão pode obter informações de como sua operadora está posicionada em relação às pontuações ou até usar o IDSS como critério para escolher o plano de saúde.

O Espaço da Qualidade reúne ainda informações como: Índice de Reclamações, Programas de Qualificação das Operadoras, IDSS, Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, a lista dos planos com comercialização suspensa pela ANS e Programa de Acreditação de Operadoras (ver quadro no final do texto).

O número de operadoras (médico-hospitalares e odontológicas) que obtiveram o índice nas duas melhores faixas que vai de 0,60 a 1,00 subiu de 482 (2010)  ¿  que incluem 33.756.664 beneficiários  ¿  para 735 operadoras em 2011, com 45.735.930 beneficiários. Um total de 1.239 operadoras avaliadas. Em contrapartida na faixa de 0,00 a 0,19, o número caiu de 383 operadoras (2010) para 54, ano passado  ¿¿  o de beneficiários passou de 5.760.020 para 474.056.

 “A ANS vai continuar implementando as medidas necessárias para garantir a sustentabilidade do setor e a melhor assistência ao beneficiário. Os resultados do IDSS demonstram que estamos no caminho certo”, afirma o diretor-presidente interino da ANS, André Longo.

O IDSS é um resumo sintético do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar responsável pela avaliação das operadoras. Para entender melhor, o cuidado à saúde daqueles que contratam planos de saúde é feito por meio do Índice de Desempenho da Atenção Saúde. Quanto à gestão, se foi eficiente e equilibrada em relação à receita e despesa é feito pelo Índice de Desempenho Econômico-Financeiro; E o Índice de Desempenho de Estrutura e Operação indica a estrutura necessária à prestação de serviço.

Quanto à aceitação e aprovação dos serviços prestados por parte dos beneficiários, por meio do Índice de Desempenho da Satisfação dos Beneficiários. Quarenta por cento do valor do IDSS é dado pelo desempenho da operadora na dimensão Atenção à Saúde; 20% a Econômico-financeiro; 20% a Estrutura e Operação e 20% a Satisfação dos Beneficiários. Esses índices são calculados com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da ANS, cujo envio é feito pelas operadoras ou coletados pela Agência nos sistemas nacionais de informações em saúde.

INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS PARA A CONSULTA NO ESPAÇO DA QUALIDADE:

  • Programa de Qualificação de Operadoras: Desempenho das operadoras por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores como atenção à saúde, satisfação dos beneficiários, situação econômico-financeira, estrutura e operação.
     
  • Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças: Lista das operadoras que oferecem Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças, buscando a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários.
     
  • Índice de Reclamações: Este índice permite a comparação da atuação das operadoras de planos de saúde do ponto de vista do consumidor, considerando a satisfação do beneficiário com seu plano de saúde. Veja a posição das operadoras a cada mês e o consolidado do ano.
     
  • Planos de saúde com comercialização suspensa: A ANS monitora o cumprimento dos prazos máximos estabelecidos para atendimento aos beneficiários. O descumprimento desses prazos pode resultar na suspensão da comercialização de planos de saúde. Veja a lista de planos com comercialização suspensa;
     
  • Acreditação de operadoras: Será possível consultar a certificação da qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde feita por entidades homologadas pela ANS no Programa de Acreditação de Operadoras.
     
  • Divulgação da rede conveniada pela internet: Apresenta a rede credenciada das operadoras de planos de saúde, com a localização geográfica dos prestadores de serviços.

Informações:
Agência Nacional de Saúde Suplementar: (21) 2105-0034/0044/0074
Ministério da Saúde: (61) 3315.3580

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br