Federação e sindicatos filiados pressionam deputados dia 25

Sindicalistas da Saúde de todo o Estado agendam reunião com deputados paulistas em busca de apoio pela jornada de 30 horas e piso nacional

A Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo convocou todos os sindicatos filiados para um ato no dia 25 de abril na Assembleia Legislativa (Alesp), em São Paulo, às 14h. O Sindsaúde de Jaú e Região vai estar presente para reforçar o movimento que pleiteia 30 horas semanais para a categoria e piso nacional para a saúde.

A presidente do Sindsaúde, Edna Alves, esteve sexta-feira em Campinas na reunião mensal da Federação. A convocação para toda a base foi feita pelo presidente da Federação, Edison Laércio de Oliveira. De acordo com Edna, a entidade estadual está mobilizada para conseguir esses benefícios para a categoria (30 horas e piso nacional).

Uma das ações para que se transforme em lei a jornada reduzida da saúde e o piso nacional será a 2ª Passeata da Saúde, a ser realizada em mais de 30 cidades do Estado no dia 11 de maio – em Jaú, inclusive, com saída às 10h da sede do sindicato.

Antes, porém, os sindicalistas da saúde agendaram reunião na Alesp com deputados estaduais para que obtenham o apoio dos parlamentares ao movimento nacional. Projetos que criam a jornada de 30 horas e fixam o piso nacional para a saúde tramitam no Congresso Nacional, em Brasília.

O apoio de deputados paulistas é fundamental para o movimento,  por isso a reunião com eles no dia 25 de abril. A Federação vai expor os argumentos em prol da categoria e solicitar a adesão dos políticos do Estado à mobilização pela valorização dos profissionais da saúde e da enfermagem.

Até a reunião na Assembleia Legislativa, o Sindsaúde de Jaú e Região vai promover Assembleia Geral Extraordinária na base territorial para definir a pauta de reivindicação dos trabalhadores de hospitais filantrópicos, Santas Casas e estabelecimentos veterinários.

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS:

25/04 – Reunião com deputados na Assembleia de SP
(evento da Federação dos Trabalhadores da Saúde e sindicatos filiados)

3/05 – Confraternização Dia das Mães
(evento em parceria com a Relótica a confirmar – mediante inscrição)

11/05 – 2ª Passeata Paulista da Saúde
(em Jaú e mais 31 cidades do Estado, 10h, pelas ruas da cidade. Apitaço, faixas e camiseta para participantes em defesa das 30 Horas e do Piso Nacional da Saúde)

12/05 – Dia Estadual do Trabalhador da Saúde
(data que reconhece a importância da categoria – dá direito a uma folga extra para os profissionais do setor)

17/05 – Homenagem da Assembleia Legislativa
(Deputados homenageiam trabalhadores de cada base territorial em evento a ser realizado em São Paulo. Jaú vai levar uma delegação)

25/05 – Jantar de Confraternização