Santa Casa de Jaú faz 109 anos

Atualmente, só no pronto-socorro a Santa Casa atende em média 18 mil pessoas por mês e realiza mais de 1.500 internações mensais.

A Santa Casa de Jaú está comemorando 109 anos neste 27 de maio. Surgiu a partir da criação da Irmandande de Misericória do Jahu, em 1.893. Essa Irmandade, que completa 122 anos em 9 de julho, foi a encarregada de construir um hospital geral na então progressista cidade de Jaú, que vivia um período de grande desenvolvimento por conta da lavoura do café. Quase 13 anos depois de constituída a Irmandade, foi inaugurada a Santa Casa de Miserircórdia do Jahu.

Jaú foi considerado um dos municípios mais prósperos do Estado de São Paulo, no início do século XIX, com a derrubada da mata e o plantio do café. O ouro verde transformou em riquezas suas terras produtivas, permitindo um progresso inusitado, com a instalação do primeiro banco, da companhia de energia elétrica, da instalação da linha férrea e do serviço telefônico. A população aumentou consideravelmente e, nesse crescimento frenético da economia, faltava um lugar para o atendimento à saúde dos moradores, principalmente aos menos favorecidos.

Numa iniciativa da senhora, Fabiana Pereira de Jesus, em oferecer um terreno para a edificação de uma casa de caridade, foi realizada uma reunião, no dia 09 de julho de 1893, na casa do Capitão Alberto Gomes Barbosa. Liderados pelo Padre Antônio Pires Guerreiro, os convidados não hesitaram da vontade de construir um hospital e, para isso, surgiu a idéia da constituição da Irmandade de Misericórdia do Jahu.

Nessa mesma reunião, foi eleita a diretoria e o primeiro provedor da entidade, o Dr. Augusto de Souza Marques. Ele estabeleceu e demonstrou, aos seus diretores, o ensejo de realizar o início das obras do prédio da Santa Casa de Jaú. Essa missão da Irmandade mantenedora, da Santa Casa, está registrada na história daqueles que contribuíram de todas as formas, para ela se tornar a maior obra de caráter filantrópico dessa cidade.

O valor desse trabalho, da solidariedade e das contribuições, desses milhares de jauenses, pessoas conhecidas ou anônimas, irmãos, médicos, funcionários, irmãs religiosas do Sagrado Coração de Jesus, voluntárias, autoridades, políticos e colaboradores, permitiram manter acesa essa chama à posteridade.

A partir dessa eterna colaboração, tudo se transformou e a Santa Casa de Jaú, que nasceu pequena, cresceu, desenvolveu, modernizou, e é centro de referência para 11 cidades da região. Ela continua na sua missão de caridade, atendendo pelo Sistema Único de Saúde, e sendo orgulho do povo jauense. A Irmandade de Misericórdia do Jahu completa 122 anos no dia 09 de julho, e a Santa Casa de Jaú, 109 anos, neste dia 27 de maio.

VEJA NÚMEROS ATUAIS DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA SANTA CASA:

ANO DE 2014

MÉDIA MENSAL

TOTAL GERAL

MÊS DE MARÇO/2015

Pronto Socorro (Atendimentos de Urgência e Emergência e Ambulatório de Especialidades)

18.072

18.244

Internações

1.564

1.672

Óbitos

Enucleação de Córneas (Captação de Córneas)

Doação de Múltiplos Órgãos (Pacientes)

Cirurgias (Pacientes Internados e Externos)

Partos

Nascimentos

Fisioterapia - Pacientes Atendidos (Ambulatório)

1.249

1.129

Fisioterapia - Sessões Realizadas (Ambulatório)

1.716

2.159

Fisioterapia - Pacientes Atendidos (Internados)

5.789

5.690

Fisioterapia - Procedimentos Realizados (Internados)

10.513

10.670

Agencia Transfusional - Mov. Geral das Transfusões Realizadas (Pacientes Internados e Ambulatorial).

Hemodiálise - Número de Pacientes

Hemodiálise - Sessões Realizadas

1.484

1.527