Estado presta socorro a Hospital de Barra Bonita

O Hospital e Maternidade São José, de Barra Bonita, vai receber do governo Estadual, recursos imediatos da ordem de R$ 189 mil. A informação é do presidente da entidade, João Fernando de Jesus Pereira, o Joãozinho.

O recurso é proveniente de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (17), com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e representantes de 480 municípios paulista.

Com a Secretaria de Estado da Saúde, foram firmados 120 convênios com 99 municípios espalhados por todo Estado. Barra Bonita foi contemplada com dois convênios: um no valor de R$ 100 mil, e de R$ 89 mil.

Os recursos atendem aos pedidos do vereador Rilton Mucare (PSDB) e da vereadora Christa Pelikan Teixeira PPS), intermediados, respectivamente, pelos deputados Pedro Tobias (PSDB) e David Zaia (PPS).

As parcerias são voltadas para investimentos e custeios.

De acordo com informações do diretor administrativo do hospital, José Maria Capelasso, os valores devem estar liberados em no máximo 30 dias.

Com o investimento de R$ 189 mil, os convênios celebrados serão utilizados para a aquisição de 01 veículo tipo van que servirá como ambulância/UTI e o custeio da unidade.

A ajuda foi comemorada pela diretoria do Hospital e Maternidade São José.

“Mesmo com todas as dificuldades continuamos lutando em prol do hospital. Temos buscado o respaldo da população, dos vereadores e dos deputados. Graças a Deus temos encontrado pessoas conscientes das dificuldades, que acreditam em nosso trabalho e nos ajudam a enfrentar esse desafio que não é fácil”, ressaltou o presidente Joãozinho.

Para o diretor administrativo da entidade, essa conquista é uma motivação para a diretoria.

“Todos sabem dos percalços enfrentados, das dificuldades financeiras dos hospitais filantrópicos e todo recurso é sempre bem vindo. É uma ajuda que acaba nos motivando a acreditar em dias melhores na saúde do município”, completou Capelasso.

CRISE FINANCEIRA

O Hospital e Maternidade São José foi fundado em 1953 e atende principalmente Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. 65% dos pacientes são da Barra, 35% são de Igaraçu do Tietê.

A entidade atravessa uma grave crise financeira, com mais de R$ 5 milhões em dívidas acumuladas ao longo dos anos.

Dos atendimentos, cerca de 80% são do Sistema Único de Saúde (SUS), apesar do hospital atender também os convênios e particulares.

Em média são 260 internações/mês pelo SUS, uma média de sete mil consultas/mês no Pronto Socorro e três mil procedimentos, como curativos e aplicação de medicamentos.

João Fernando de Jesus Pereira
Hospital e Maternidade São José