Começa vacinação de crianças contra hepatite A no estado de SP

Desde ontem (1º), crianças na faixa etária entre um ano e menos de dois anos de idade já podem receber a vacina contra a hepatite A em postos de saúde do estado de São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar neste ano 616 mil crianças com este perfil.

Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem levar a criança a um posto de vacinação dos 4.700 espalhados pelo estado. As unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

A partir do próximo ano a vacina contra a hepatite A será aplicada na rotina assim que a criança completar um ano de idade.

"A vacina contra a hepatite A foi incluída este ano no calendário básico de vacinação infantil. É muito importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças aos postos de vacinação para a aplicação desta vacina que possui dose única e apresenta eficácia de imunização superior a 95%", diz a diretora de imunização da Secretaria, Helena Sato, em nota enviada à imprensa.

Saiba mais sobre a doença
Hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, e sua principal via de contágio é por meio de água e de alimentos contaminados. Más condições de higiene e locais sem saneamento básico aumentam as chances de contrair o vírus.

Na maior parte dos casos, a hepatite A não apresenta sintomas, mas  pode evoluir para quadros mais graves como insuficiência hepática. Os principais sintomas são febre, náuseas, vômito, icterícia (coloração da pele amarelada), urina mais escura e fezes esbranquiçadas.

Fonte: UOL