Encontro reúne 91 ligas do câncer

09/11/2015

Com o tema “Anos Dourados”, o encontro deste ano foi comemorativo dos 100 anos de fundação do hospital. Das 105 ligas existentes em cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, cerca de 90 compareceram.

FONTE: WWW.JAUNEWS.COM.BR

Neste sábado (7/11) no Caiçara Clube de Jaú, aconteceu o 19º Encontro das Ligas de Combate ao Câncer vinculadas ao Hospital Amaral Carvalho.  Com o tema “Anos Dourados”, o encontro deste ano foi comemorativo dos 100 anos de fundação do hospital.  Das 105 ligas existentes em cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, cerca de 90 compareceram.  Perto de 2.500 pessoas participaram  no clube com a abertura pelo café da manhã, depois a programação oficial e por fim um show surpresa que desta vez foi com o cantor Agnaldo Rayol.

Desde as primeiras horas da manhã, recepcionando os participantes, estavam  na entrada  do clube o grupo de voluntários Remédicos do Riso e o trio Cool Grass Blue Gang,  uma banda de blues, de Botucatu, enquanto que no palco se apresentava  a jauense Fly By Night. Depois do café da manhã começaram os trabalhos, presididos pelo dr. Alcindo Storti, presidente da Fundação Amaral Carvalho, e tendo a mesa o diretor-superintendente da instituição, Antonio Luiz Cesarino de Moraes Navarro; diretores, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social do Estado, Felipe Sartori Sigollo. Estavam presentes também o deputado federal  Lobbe Neto e o ex-prefeito Joãon Sanzovo Neto.

“Estamos comemorando o centeário da Fundação Amaral Carvalho. Todos os eventos do ano são alusivos à data, como este encontro.  Devido a isso já podemos dizer que teremos aqui uma presença maior de grupos de voluntários.  E é fundamental  que possamos contar com essa grande rede de voluntários. Nós só temos a agradecer”, disse o dr. Alcindo Storti.

Eduardo Piragino, diretor  de Ação Social da Fundação Amaral Carvalho, também destacou a importância dos 100 anos da instituição. “A festa não é em razão dos 100 anos, mas em razão da existência das Ligas de Combate ao Câncer. Essas 105 ligas abrangem 370 cidades  estamos expandindo esse trabalho.  Dados oficiais da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo apontam que a fuga ou abandono do tratamento pelos pacientes de câncer no Estado foi de 16%. No Amaral Carvalho, por conta das ligas e da assistência social, esse índice foi zero”, disse.

As Ligas de Combate ao Câncer, conforme Piragino,  são fundamentais até para os municípios.  “Essas são facilitadoras para as prefeituras, porque eliminam gastos desnecessários, dão apoio e suporte para a família e apoio psicossocial ao paciente, não deixando ele desanimar. Temos índices de sucesso bastante significativo, o que nos leva a fomentar mais e mais ligas. Hoje elas fazem parte da genética do Amaral Carvalho. É um acordo de missão significativa e esse elo jamais vai se quebrar”, completou o diretor.

Eduardo Nadalete é o coordenador das ligas de voluntários do HAC.  Ele explicou que o trabalho começou em 1993, com a criação da entidade Ana Marcelina de Carvalho, a pioneira das ligas. Daí, em 1996, a direção do hospital o colocou na coordenação para criar mais ligas. Ele saiu pelo Estado e conseguiu chegar as atuais 105, sendo três fora do Estado de São Paulo, duas em Mato Grosso do Sul e uma em Muzambinho, Minas Gerais. “São aproximadamente 4.500 voluntárias, que atendem cerca de 30 mil pacientes.E uma vez por ano o Hospital proporciona esse dia de confraternização. Das 105 ligas temos aqui hoje 91”, disse Nadalete. Além do contato praticamente diário, via telefone, e-mail, duas vezes por ano Nadalete visita todas as 105 ligas.