Santa Casa de Jahu inaugura remodelação da UTI Neonatal e Pediátrica no dia 29

27/01/2016

A Santa Casa de Jahu inaugura na próxima sexta, dia 29, a ampliação e adequação da UTI Neonatal e Pediátrica. Localizada no segundo andar, defronte a ala de pediatria, a UTI reestruturou sua área física e estabeleceu divisão dos setores pediátrico e neonatal, aumentando sua capacidade de 13 para 18 leitos. As obras duraram 8 meses e tiveram investimento de aproximadamente R$ 600 mil, sendo R$ 300 mil provenientes de repasse federal do Deputado Otoniel Lima e contrapartida da Santa Casa de R$ 300 mil (recursos angariados através de doações). A nova UTI Neonatal e Pediátrica conta com estrutura física e funcional dentro das normas técnicas, com 11 leitos neonatal, com 1 leito de isolamento e 7 leitos da pediatria, sendo 2 de isolamento. O setor de cuidados intensivos contempla salas de depósito de materiais e de medicamentos, vestiários, sanitários, postos de prescrição e de enfermagem, higienização de RN e de equipamentos, copa, descanso médico e estar para enfermeiros.

Para o médico pediatra intensivista e chefe da UTI Neonatal da Santa Casa, Dr. Luis Gonzaga Gerlim, o setor contará com o que há de mais moderno em termos de aparelhos, com estrutura remodelada e melhor organizada. “Conseguimos otimizar o espaço e aumentar nosso número de leitos. A vantagem é a questão da segurança e comodidade que passamos aos pacientes e acompanhantes. Você tem aqui em Jaú uma unidade de suporte de terapia intensiva pediátrica sem precisar procurar vagas em outros centros, o que poderia tornar mais perigoso o tratamento e dá mais trabalho o acompanhamento”, afirmou Dr. Gonzaga.

Inaugurada em 1993, esta é a segunda reforma da UTI, sendo a primeira em grandes dimensões. A ampliação, além de ser importante para melhorar o atendimento dos pacientes, foi realizada para se adequar à Resolução da Anvisa, que estabelece normas para reformas em estabelecimentos assistenciais à saúde e à Portaria Ministério da Saúde, que define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, além de estar de acordo com a Rede Cegonha, com a qual a Santa Casa de Jahu mantém parceria. “O espaço está mais dinamizado, dividido em neonatal e pediátrico, e será melhor aproveitado. Os isolamentos ficaram perfeitos. Nesse projeto de remodelação contamos também o com apoio da Mesa Diretora, que, apesar das dificuldades, nunca deixou de suprir nossa demanda. Fica aqui nosso agradecimento”, completou o Chefe da UTI Neonatal.

O Provedor da Santa Casa de Jahu, Alcides Bernardi Júnior destaca que esta obra só foi possível ser concretizada por conta das doações recebidas pelo hospital. “Estamos entregando um moderno espaço de cuidados especiais para crianças e recém-nascidos, tudo novo. Queremos agradecer nossos doadores, por essa valorosa colaboração. Ficamos satisfeitos com a obra, pois temos a certeza de que os pequenos pacientes que aqui estarão serão muito bem assistidos”, disse.

Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Jahu