Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Profissionais da saúde de Bariri recebem treinamento


16/02/2016

  

Programa Diagnóstico Precoce capacita funcionários públicos para a detecção do câncer infantojuvenil;  Evento é uma promoção da Casa Ronald McDonald Jahu em parceria com o Hospital Amaral Carvalho e secretarias municipais de saúde; Dois Córregos e Lençóis Paulista são as próximas cidades que sediam o curso
 
A partir desta semana, profissionais da saúde de Bariri participam do Programa Diagnóstico Precoce iniciativa do Instituto Ronald McDonald que objetiva orientar médicos, enfermeiros e agentes comunitários para a detecção do câncer infantojuvenil. Nos próximos meses, turmas de Dois Córregos e Lençóis Paulista também recebem o curso realizado pela Casa Ronald McDonald Jahu em parceria com o Hospital Amaral Carvalho e secretarias municipais de Saúde.  

Desde 2008, o Programa capacita pessoas por todo o País, instruindo equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre os sintomas e sinais que podem levar ao diagnóstico da doença em estágio inicial, para aumentar as chances de cura. O treinamento em Jaú, onde está localizado o hospital de referência em tratamento de câncer e transplantes de medula óssea, certificou mais de 200 profissionais das unidades básicas de saúde da cidade, em 2015.

Até final do mês, 52 funcionários públicos de Bariri (entre agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos) serão capacitados pelo Programa. O planejamento das aulas é de acordo com a liberação da secretaria municipal de Saúde, sem prejudicar o atendimento nas unidades de saúde.

O movimento em Bariri, Dois Córregos e Lençóis Paulista, também é uma promoção da Casa Ronald McDonald Jahu. De acordo com a gerente da casa que hospeda crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Amaral Carvalho, Paula Nobre, a intenção é realizar o curso em toda a região. O Instituto Ronald McDonald investiu mais de R$ 4 milhões neste Programa que já capacitou mais de 16 mil pessoas. Juntos, buscamos levar informações aos profissionais da região para agilizar o início do tratamento e alcançar resultados ainda melhores, comenta.


Rede

Os instrutores são especialistas e integrantes da equipe multidisciplinar da ala pediátrica do Hospital Amaral Carvalho, que abordam temas como aspectos epidemiológicos e de organização da rede de atenção oncológica; os direitos das crianças e adolescentes com câncer, sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e cuidados em oncologia pediátrica.

A receptividade em Bariri está sendo excelente e temos a expectativa de poder contribuir com o diagnóstico precoce, fazendo com que os profissionais da saúde pensem na possibilidade de câncer infantil (nas situações em que haja suspeita) e nos encaminhem essas crianças com rapidez, comenta uma das mentoras, a oncologista responsável pela Pediatria do Amaral Carvalho, Claudia Oliveira.

A médica explica que, ao final do curso, é prevista a elaboração de uma rede de referência e contrarreferência específica para as suspeitas de tumores pediátricos. As neoplasias malignas em crianças e adolescentes são raras, mas caracterizam a segunda causa de óbito em crianças de 0 a 18 anos no Brasil, perdendo apenas para os óbitos relacionados a acidentes. Se diagnosticadas precocemente, essas doenças apresentam altas taxas de cura. Queremos modificar e melhorar essas estatísticas na nossa região de atuação, ressalta.

 
Saiba mais

Sobre o Programa Diagnóstico Precoce

Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, que visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil. Idealizado em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), e com a primeira capacitação em 2008, o Programa viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros), para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes.

Treinamento em Bariri começou ontem; Programa visa conscientizar e orientar profissionais da saúde sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

 

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]