Colaboradores da Santa Casa participam de workshop sobre antibióticos

16/03/2016

A Comissão de Educação Permanente da Santa Casa de Jahu organizou curso sobre antibióticos para enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas colaboradores do hospital. As orientações foram passadas pela médica infectologista e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Dra. Brígida Reis. O objetivo do curso foi o de capacitar os profissionais da Santa Casa sobre as novas maneiras de prescrever os antibióticos, quanto ao modo de infusão, aprazamento e interações dos medicamentos. Segundo a Dra. Brígida Reis, com as novas orientações em se prolongar a infusão de um grupo de antibióticos (betalactâmicos) tem-se dificultado a ação dos enfermeiros no aprazamento de vários tipos de medicação no mesmo horário. “Então passei para todos a importância da administração correta do antibiótico, a sua indicação em diversos tratamentos e foram discutidas estratégias para evitar danos ao paciente, evitando, principalmente, atraso na aplicação dos antibióticos”, explicou a médica.

“Com uma didática muito prática e resumida, a Dr. Brígida esclareceu muitas dúvidas que tínhamos sobre antibióticos, vírus, bactérias, fungos e esse curso nos auxiliou na interpretação de exames laboratoriais, como agem os antibióticos e a importância da administração correta dos mesmos (diluição, horário de administração, tempo de infusão)” afirmou a enfermeira supervisora do Pronto-socorro Cristiane Veroneze Podanosqui.

Para o enfermeiro da UTI Apolo Cleofas, da UTI, o curso foi muito importante, pois os enfermeiros do seu setor vivem diariamente com este tipo de medicação. “Foi mostrado para nós enfermeiros e fisioterapeutas as reais necessidades do uso do antibiótico, quais suas ações, quando indicado e como escolher a classe correta de Antibiótico, além de um breve discurso de como fazer uma fiel leitura de hemograma. Curso muito bom de ótima relevância e acréscimo em nosso conhecimento”, disse Apolo.

A enfermeira Cláudia Ribeiro, da equipe de coordenação de enfermagem, exaltou os ensinamentos passados e aproveitou para agradecer a médica infectologista, “o curso foi ótimo e de grande importância, com conteúdo de alto nível, acrescentando o saber sobre bactérias, fungos e vírus. Muito Obrigada pela oportunidade e por sempre passar seu conhecimento com muito carinho”, disse.