Jardim de Baixo recebe atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde

01/04/2016

A Santa Casa de Jahu e a Secretaria Municipal de Saúde promovem evento comemorativo ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, com uma série de palestras com renomados profissionais, que abordarão temas relevantes e atuais desta área. Os encontros serão realizados em três dias: 5, 6 e 7 de abril, no Espaço Cultural da Santa Casa, a partir das 19h30 e terão como público-alvo os profissionais de saúde de Jaú e região, além da comunidade em geral.

No dia 5 (terça-feira), o tema abordado será Diabetes, com a médica endocrinologista Denise M. Rodrigues e Almeida Prado e a nutricionista da Santa Casa Lisiane Aguiar Scheeren.

Já no Dia 6, a médica infectologista da Santa Casa e gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Jahu, Dra. Brígida Reis e a Dra. Maria de Lourdes da Graça Macoris, bióloga, pesquisadora da SUCEN na área de Controle de Vetores e Suscetibilidade a Vetores abordarão sobre Dengue, Chikungunya e Zika, a tríplice epidemia que há tempos atormenta a população brasileira, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, um desafio de todos. Encerrando o ciclo de palestras, será apresentado o tema Humanização, a importância da prática de ouvir o cliente/usuário do Sistema Único de Saúde pela Dra. Maria Irene Bachega, ouvidora do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP.

Encerrando a data do Dia Mundial da Saúde, no sábado, dia 9, das 9h às 12h, na Praça da República serão realizadas atividades voltadas à prevenção do Diabetes, abordando temas como: hábitos saudáveis de vida – alimentação e atividade física regular, entre outros. Serão realizados exames de glicemia capilar e IMC (índice de massa corporal), que serve para avaliar o peso do indivíduo em relação à sua altura e assim indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado. Participarão destas atividades os alunos do curso técnico de enfermagem do Instituto Educacional Profissionalizante – IEP e alunos do curso de Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú, da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab. Todas as atividades são gratuitas.