Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Campinas sedia Reunião Regional da UniCare


Edna Alves e Sofia Borges, de Jaú, participam de reunião internacional de sindicalistas da área da saúde
 
Delegações compostas por sindicalistas de vários países, como Argentina, Canadá, Colômbia, México e Uruguai, estiveram reunidos em Campinas nesta terça-feira (12/04) para debater e definir temas que serão objeto de pauta da Reunião Mundial da diretoria de UniCare, que acontece em Nyon, Suíça, em setembro deste ano, da qual o Brasil faz parte.
 
Este é o segundo encontro de dirigentes sindicais que integram a Uni Global Union, órgão mundial de representação dos trabalhadores da área de serviço. A reunião aconteceu no Instituto de Saúde Integrada (ISI), a escola mantida pelo Sinsaúde Campinas e Região. O primeiro aconteceu na Argentina em maio do ano passado.
 
O presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e vice-presidente da Uni Américas/Uni Global Union, Edison Laércio de Oliveira, abriu os trabalhos falando da crise que se alastra na área da saúde e a preocupação com os trabalhadores deste setor que não são valorizados como deveriam, e a união dos sindicatos espalhados pelo mundo para buscar melhores condições para os profissionais.
“O objetivo desta reunião é integrar os trabalhadores em nível mundial, de forma a promover um intercâmbio de informações e trabalho que possam promover a real evolução desses profissionais”, diz. Após sua explanação, passou a palavra a todos os representantes para que fizessem sua apresentação. 
 
Audiência na Prefeitura
    
Depois das apresentações e breves relatos sobre a saúde em cada país, a delegação, formada por 15 pessoas, dirigiram-se para a Prefeitura Municipal de Campinas em uma audiência com o prefeito Jonas Donizette e o secretário municipal da Saúde, Camino Antonio de Souza.
 
Durante a audiência, o prefeito falou sobre as más condições da saúde no Brasil e sobre a importância dos profissionais deste setor para a manutenção da qualidade de vida da população. “Eles merecem nosso respeito e devemos valorizá-los, porque é um setor que a tecnologia não consegue resolver tudo sozinha, porque mexe com vida e vida não é máquina.”
 
A mesma opinião é compartilhada por Carlos West Ocampo, presidente Uni Cuidados Global. Segundo ele, o mundo todo passa por problemas de saúde. “Precisamos de recursos para conseguir resultados e com a força-tarefa dos países vamos trabalhar para isto, pois somos ministros da saúde, seja ela privada ou pública.”
O secretário da saúde, Carmino Antonio de Souza, também falou da dificuldade de resolver os problemas da área da saúde e lembrou do caso do Hospital Ouro Verde, em Campinas, com a transmissão de administradora, mas garantiu que vai estar vigilante e manter a qualidade e os direitos dos profissionais que lá estão.
 
À tarde, a delegação seguiu para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde foi recebida pelo presidente Lorival Ferreira dos Santos, e na Santa Casa de Campinas, onde foi recebida por Murilo Almeida, o provedor da entidade.
A delegação permanece em Campinas até esta quarta-feira, 13, quando se encerram as atividades.
Estiveram presentes na Reunião Regional da UniCare:
 
Deb Tveit e Corey Vermey (Canadá)
Alan Sable (Uruguai)
Christy Hoffman (Suíça)
Luz Fanny Zambrano (Colombia)
Carlos West Ocampo e Guillermo Ruben (Argentina) 
Norma Liliana Rodriguez Arguelles (México) 
Edison Laércio de Oliveira - presidente Federação Paulista da Saúde
Leide Mengatti - presidente Sinsaúde Campinas
Raimundo Simão de Melo - consultor jurídico da Federação
Canindé Pegado - secretario-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Edna Alves – presidente do Sindicato da Saúde de Jaú
Sofia Claudete Rodrigues Borges – diretora da Federação Paulista da Saúde
 
 
 
 
 
SindSaúde
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br