Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Federação Paulista da Saúde organiza 2º Simpósio de Saúde Mental


27/04/2016

Mais de mil trabalhadores do setor perderam o emprego e a população perdeu 1.400 leitos somente no Estado de São Paulo

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a política implementada na área da saúde mental, a Federação Paulista da Saúde realiza o 2º Simpósio de Saúde Mental do Estado de São Paulo. O evento ocorre nesta quinta-feira (28/04)l, das 9 às 18h, na Câmara Municipal de Franca. Jaú vai participar do simpósio com diretores do Sindicato da Saúde de Jaú e Região.

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves, estará presente no Simpósio, no qual serão apresentadas experiências regionais em todas as bases territoriais onde estão os sindicatos filiados à Federação. A discussão é para buscar alternativas para um atendimento de qualidade em saúde mental. A situação do Hospital Thereza Perlatti será levada pela dirigente sindical ao encontro.

“Todos os hospitais da região foram convidados, mas não houve interesses deles em participar, mesmo sabendo que não temos estrutura para atendimento de pacientes de saúde mental”, diz Edna.

O encontro terá a presença do presidente da Federação, Edison Laércio de Oliveira, do prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira, de autoridades do Ministério Público Federal, da Justiça Federal, do Procurador da Justiça de Franca e curador do Hospital Alan Kardec e de representantes do Sindhosp (sindicato patronal dos hospitais) e do Sindhosfil (sindicato de santas casas e hospitais filantrópicos)

Debates - Em debate estarão as políticas que preservam o emprego e o direito da atenção à saúde dos pacientes dos hospitais psiquiátricos e as alternativas que os estabelecimentos do setor têm para continuar atendendo os pacientes. O presidente da Federação, Edison Laércio de Oliveira, explica que só esse ano, mais de mil trabalhadores do setor perderam o emprego e a população perdeu 1.400 leitos somente no Estado de São Paulo. 

"Estamos construindo, em conjunto, esse evento, já que ele se reveste da mais alta importância para todos os setores: aos gestores, aos hospitais, aos pacientes e aos familiares e também aos profissionais da saúde que atuam no setor, os quais representamos", destaca Edison Oliveira.

Cinco hospitais fecham as portas

Em Sorocaba, três hospitais foram fechados: Instituto André Teixeira Lima, desativando 400 leitos e desempregando 170 profissionais da saúde; Hospital Jardim das Acácias (mais conhecido como Hospital dos Insanos), outros 200 leitos 200 trabalhadores demitidos; e, por fim, o Hospital Mental de Medicina Especializada, com mais 200 leitos fechados e 180 funcionários demitidos.

Em Araçatuba, as atividades do Hospital Benedita Fernandes serão encerradas no dia 30/11/2015. Serão 160 leitos a menos em saúde mental, sendo 150 leitos SUS e 10 particulares, além da demissão de 140 trabalhadores.

Em Presidente Prudente, o Hospital São João encerra suas atividades até o final do ano, fechando 180 leitos e colocando na rua 89 trabalhadores. Já, o Sanatório Allan Kardec, localizado na mesma cidade, registra há tempos sérios problemas financeiros que também podem levá-lo à falência.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]