Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Alesp faz sessão solene para homenagear profissionais da saúde


12/05/2016

Desde que o 12 de maio foi oficializado como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde em janeiro de 2004, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) reserva um dia neste mês para homenagear os trabalhadores da saúde que mais se destacaram em sua região.

Este ano, o evento acontece no dia 20 de maio, às 10 horas. Além de trabalhadores da saúde de diversas regiões do Estado, também são esperadas várias autoridades, entre elas o deputado estadual Rafael Silva (PDT), autor do projeto de lei que instituiu no calendário do Estado de São Paulo o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde; o presidente da Federação da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira; e dirigentes sindicais dos 13 Sindicatos da Saúde filiados à Federação. 

A Alesp vai homenagear 13 profissionais da saúde que representarão os cerca de 700 mil trabalhadores existentes no Estado, sendo que cada sindicato, filiado à Federação paulista da Saúde, terá um representante. São trabalhadores atuam nos setores Enfermagem, Administração e Apoio.

“A homenagem é uma forma de fazer a sociedade refletir sobre o trabalho desses profissionais, que, quando menos se espera, entram em nossas vidas e, muitas vezes, acabam fazendo parte de nossa família”, reflete o presidente da Federação, Edison Oliveira. “Homenageá-los é uma forma de reconhecimento ao esforço e à determinação empreendidos diuturnamente na contribuição para o restabelecimento da nossa saúde e dos nossos entes queridos”, completa o diretor de Imprensa e Divulgação da Federação, Luiz Vergara.

História

A valorização do trabalho do profissional da saúde é uma luta iniciada pelo Sindicato da Saúde Campinas e Região (Sinsaúde) há 21 com o apoio incondicional da Federação. A primeira conquista foi registrada em 1990, quando a diretoria do Sinsaúde negociou com os empresários a instituição da data como feriado para a categoria. A partir de 2002, várias câmaras de vereadores aprovaram o 12 de maio como Dia Municipal do Trabalhador da Saúde em seus municípios, inclusive com homenagens nas câmaras de vereadores.

Em janeiro de 2004, foi a vez do Estado, quando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 11.665, proposta pelo deputado estadual Rafael Silva (PL), tornando o 12 de em Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Desde então, a Assembleia Legislativa paulista realiza anualmente no mês de maio uma homenagem aos trabalhadores. O presidente da Federação paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, lembra que a luta ainda é pela instituição do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde. “Para isto acontecer, além da mobilização dos profissionais de todo o País, é preciso apoio das autoridades políticas”, completa.

Os homenageados

Araçatuba - Fernando Antonio Ferreira Neves

Bauru - Silvia Tineli Galahardo Mojoni

Campinas - Olívia Maria Cesar

Franca - Deusdete Martins Dias de Paula 

Jaú - Aparecida Corazza Alves

Piracicaba - Nair de Almeida Correr

Presidente Prudente - Maria Aparecida Guirao Sanches

Ribeirão Preto - Maria Aparecida Balico Fernandes

Rio Claro - Aparecido Batista da Silva

Santos - Maria José Felix de Lima

São José do Rio Preto - Belionice da Silva Ladeia

São José dos Campos - Claudenise Antônia Fernandes Rodrigues

Sorocaba - Antonio Carlos Leme

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]