Acordos
   Cálculo Aposentadoria
   Colônia, Clube e Rancho

Técnica de enfermagem há 44 anos, jauense recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Profissional que trabalha na Santa Casa de Jaú representa região de Jaú na Sessão Solene do dia 20 de maio realizada por deputados para homenagear a categoria da saúde

Ela cuida de pacientes em hospitais há 44 anos e ainda segue na ativa apesar da aposentadoria e depois de superar um câncer de mama. A técnica de enfermagem Aparecida Coraza Alves, 64 anos, será homenageada no dia 20 de maio na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A profissional que trabalha na Santa Casa de Jaú representa a região de Jaú na Sessão Solene realizada por deputados por ocasião do Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, que é celebrado em 12 de maio desde 2004.

Cida Coraza será a representante do Sindsaúde de Jaú e Região no ato para comemorar o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek. A sessão solene é coordenada pelo deputado Rafael Silva anualmente. A sessão homenageia trabalhadores de todas as cidades nas quais os sindicatos da categoria são filiados à Federação Paulista da Saúde. Além da jauense outros 12 trabalhadores também receberão a honraria.

A presidente do Sindsaúde de Jaú, Edna Alves, lembra que o Dia Estadual foi instituído em 2004 e desde então sempre um trabalhador da região de Jaú é indicado para a homenagem. “Os deputados reservam um dia para referenciar aqueles que se dedicam a prevenir e cuidar da saúde da população”, diz ela, lembrando que são cerca de 600 mil os profissionais da saúde no Estado. Em Jaú, desde 2015, lei criou o Dia Municipal do Trabalhador da Saúde.

Vida dedicada ao próximo - A jauense Cida Coraza nasceu em setembro de 1951. É técnica de enfermagem e sócia do Sindsaúde desde 1978, tendo participado da fundação da entidade, quando ainda era uma associação. Além de ajudar a mobilizar a categoria em busca de seus direitos, Cida ajudou nas greves ocorridas na cidade. Integrou a diretoria, foi conselheira fiscal e, recentemente, foi eleita para mais um mandato como diretora da entidade.

“Participei de greves, fizemos movimento na porta dos hospitais”, lembra, feliz por ter obtido conquistas – entre elas a cesta básica. O trabalhador da saúde da base territorial tem direito à cesta básica há quase 30 anos, graças ao pioneirismo dos sindicalistas. Cida diz que o trabalho da técnica mudou pouco ao longo do tempo e que o principal fundamento do profissional é tratar o paciente com respeito. Conta que já trabalhou em todos os setores num hospital, exceto a UTI Infantil.

“Desde o início do meu trabalho sempre trabalhei à noite. Antes, entrava às 22h e saía às 6h. Agora faço a jornada 12 x 36”, diz Cida, falando que assim conseguiu conciliar o emprego, a vida familiar e os filhos. Hoje, trabalha no setor de internação particular na Santa Casa de Jaú.

“Meu primeiro emprego foi na Santa Casa de Jaú. Entrei nesse hospital em janeiro de 1972, trabalhei muitos anos e saí para ser técnica no Hospital Amaral Carvalho, onde fiquei por 16 anos. Voltei para a Santa Casa, onde me aposentei há 17 anos e continuo lá até hoje”, conta Cida. Sobre estar há mais de quatro décadas lidando com pacientes, ela diz que se voltasse no tempo escolheria a mesma profissão novamente.

Em relação à homenagem que vai receber Cida é só alegria. “Nossa senhora! É muito gratificante. É uma honra para mim e para toda a família.” Além de dirigentes do sindicato, ela será acompanhada na homenagem em São Paulo no dia 20 de maio por familiares: o esposo Antonio, as filhas Emirene e Larissa, o neto João Pedro (5 anos, filho de Larissa), o irmão João Carlos e o genro Fernando.

Homenageados de Jaú e Região na Alesp
2008 - Maria de Lourdes Raminelli Guarnieri
2009 - Simone Cristina Antunes
2010 - Maria do Espírito Santo Costa