Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Santa Casa realiza captação de múltiplos órgãos. Doação beneficiou cinco pacientes


18/05/2016

Foi realizado neste último final de semana na Santa Casa de Jahu o primeiro procedimento de captação de múltiplos órgãos de 2016. De acordo com a CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante foram retirados do doador as córneas, rins e fígado, beneficiando ao todo cinco pessoas.

O doador, tinha 37 anos e estava internado há uma semana na UTI da Santa Casa. Na sexta-feira, dia 13, deu-se início ao protocolo de morte cerebral e a mesma foi atestada no sábado, dia 14; neste mesmo dia, a família do paciente foi entrevistada e consentiu a doação dos órgãos. A OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Botucatu foi comunicada e acompanhou todo o processo. A cirurgia para a retirada dos órgãos aconteceu no domingo, dia 15. Para a retirada do fígado compareceu uma equipe médica de Ribeirão Preto. A retirada dos rins foi feita pelo médico da Santa Casa, e urologista Dr. André Luiz M. Pereira. Segundo a OPO, um rim foi destinado para um paciente de Botucatu e o outro foi encaminhado a um paciente de São José do Rio Preto. Já as córneas foram retiradas pela equipe técnica da CIHDOTT da Santa Casa de Jahu e foram encaminhadas para o Banco de Olhos de Botucatu.

Nos últimos cinco anos, o órgão mais captado na Santa Casa de Jahu foi a córnea, com 375 procedimentos. Doação de múltiplos órgãos ocorreu em 11 oportunidades neste período, sendo o último procedimento realizado em abril do ano passado.

A CIHDOTT da Santa Casa é composta por uma equipe de multiprofissionais, com currículo de vários cursos e treinamentos da área, sendo um médico, cinco enfermeiros e seis técnicos de enfermagem; tem por finalidade organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

 

Assessoria de Comunicação

Santa Casa de Jahu

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]