Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Cálculo Aposentadoria
   Convenções Coletivas
   Colônia, Clube e Rancho
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Santa Casa realiza captação de múltiplos órgãos. Doação beneficiou cinco pacientes


Foi realizado neste último final de semana na Santa Casa de Jahu o primeiro procedimento de captação de múltiplos órgãos de 2016. De acordo com a CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante foram retirados do doador as córneas, rins e fígado, beneficiando ao todo cinco pessoas.

O doador, tinha 37 anos e estava internado há uma semana na UTI da Santa Casa. Na sexta-feira, dia 13, deu-se início ao protocolo de morte cerebral e a mesma foi atestada no sábado, dia 14; neste mesmo dia, a família do paciente foi entrevistada e consentiu a doação dos órgãos. A OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Botucatu foi comunicada e acompanhou todo o processo. A cirurgia para a retirada dos órgãos aconteceu no domingo, dia 15. Para a retirada do fígado compareceu uma equipe médica de Ribeirão Preto. A retirada dos rins foi feita pelo médico da Santa Casa, e urologista Dr. André Luiz M. Pereira. Segundo a OPO, um rim foi destinado para um paciente de Botucatu e o outro foi encaminhado a um paciente de São José do Rio Preto. Já as córneas foram retiradas pela equipe técnica da CIHDOTT da Santa Casa de Jahu e foram encaminhadas para o Banco de Olhos de Botucatu.

Nos últimos cinco anos, o órgão mais captado na Santa Casa de Jahu foi a córnea, com 375 procedimentos. Doação de múltiplos órgãos ocorreu em 11 oportunidades neste período, sendo o último procedimento realizado em abril do ano passado.

A CIHDOTT da Santa Casa é composta por uma equipe de multiprofissionais, com currículo de vários cursos e treinamentos da área, sendo um médico, cinco enfermeiros e seis técnicos de enfermagem; tem por finalidade organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

 

Assessoria de Comunicação

Santa Casa de Jahu

 
 
SindSaúde
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br