Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Senado defende exigência de curso de Enfermagem para instrumentador cirúrgico


19/05/2016

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (17/5), por unanimidade, o PLC 75/2014, nos termos do substitutivo proposto pelo senador Bendito de Lira (PP – AL). O substitutivo regulamenta a exercício da profissão de instrumentador cirúrgico como privativo de técnicos de Enfermagem que concluam curso específico na área. Também poderão atuar aqueles que já estiverem na profissão há pelo menos dois anos, a partir da vigência da lei.
 
O Conselho Federal de Enfermagem esteve presente na votação, apoiando o projeto, juntamente com as entidades da do Fórum Nacional pela Valorização da Enfermagem. “Entendemos que a formação técnica em Enfermagem é essencial para a capacitação dos instrumentares e para a segurança do paciente”, afirmou o conselheiro federal Luciano Silva.
 
O projeto irá agora a votação no Senado. Conselheiro regional do Coren-DF e integrante da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conaten/Cofen) Adriano ressaltou a importância da mobilização da categoria para garantir o respeito às prerrogativas profissionais da Enfermagem. O projeto original previa apenas a realização de curso livre, sem exigência de formação prévia em Saúde.
 
Em audiências públicas, entidades da área de Saúde, incluindo o Cofen e o Conselho Federal de Medicina (CFM), se posicionaram a favor da exigência de formação em Enfermagem para a instrumentação cirúrgica, atribuição presente na lei do exercício profissional.
 
Fonte: Cofen

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]