Santa Casa forma turma de especialização de urgência e emergência

10/06/2016

Em parceria com o Cefor (Centro de Formação de Pessoal para a Saúde) de Assis, e como o apoio da DRS BAURU, a Santa Casa de Jaú foi contemplada com um curso de urgência e emergência para técnicos de enfermagem, que teve seu início em agosto de 2015. O curso foi financiado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Área da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, com a finalidade de ampliar a oportunidade de formação profissional de nível técnico dos trabalhadores da saúde, próximo ao seu local de trabalho.

Segundo o setor de Educação Permanente da Santa Casa, para realização desse curso, os profissionais da própria filantrópica, do SAMU e outros convidados passaram por capacitação pedagógica para ministrar o conteúdo programático aos profissionais de nível técnico de enfermagem do hospital. O curso teve duração de 07 meses e carga horária de 360 horas.

As 20 vagas oferecidas foram preenchidas para os técnicos de enfermagem – colaboradores da Santa Casa após terem passado por um processo seletivo com prova eliminatória, avaliação de curriculum e histórico intra-hospitalar.

O Curso de Especialização foi finalizado no mês de março de 2016, com apresentação dos trabalhos de conclusão dos alunos a uma Banca Examinadora. No dia 24 de maio houve a formatura, com a entrega das declarações de conclusão do curso e do histórico escolar.

Objetivo do curso foi capacitar esses trabalhadores e desenvolver competências necessárias para que possam garantir uma assistência especializada aos pacientes, agregando em situações de urgência e emergência conhecimentos e valores requeridos para atuar na saúde.

“Nosso hospital conta hoje com uma equipe técnica especializada em urgência e emergência. Motivo de orgulho, pois foram formados no ambiente de trabalho e gratuitamente. Assim, a Santa Casa oferece a nossa população, um serviço de maior qualidade técnica e de forma humanizada”, afirmou a coordenadora do curso, enfermeira da Educação Permanente, Liliana Godoy.