Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Primeiro transplante de tecidos musculoesqueléticos deve acontecer em breve na Santa Casa


10/06/2016

Portaria da Secretaria de Atenção à Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, publicada na última terça-feira, dia 06, autoriza o credenciamento da Santa Casa de Jahu para realizar procedimentos de retirada e transplantes musculoesqueléticos.

No final do mês de abril, a instituição filantrópica havia pleiteado a realização dos procedimentos e recebeu visita de inspeção de representante da secretaria federal. Na época todas as instalações inspecionadas foram aprovadas.

Além do credenciamento da instituição, a Portaria da Secretaria de Atenção à Saúde traz também o credenciamento da equipe médica, que tem como responsável técnico o médico ortopedista e traumatologista Dr. Ricardo Cury. “Uma vez credenciado o hospital e a equipe médica, o próximo passo é agendarmos as cirurgias que tiverem indicação para utilização de banco de tecidos. Segue o trâmite normal de qualquer procedimento cirúrgico. Este credenciamento abre a possibilidade de virarmos referência na região e até no interior de São Paulo, para estes procedimentos, já que a maioria dos hospitais não possui tal credenciamento”, disse Dr. Ricardo.

O credenciamento proporcionará uma nova opção de técnica cirúrgica, que traz mais conforto ao paciente. Como exemplo, em casos de trocas de próteses ortopédicas, que se faz necessário preenchimento ósseo, em vez de tirar do próprio paciente, pode-se fazer o procedimento de enxerto homólogo – quando o osso ou tecido é de um doador cadáver. Outras indicações cirúrgicas para uso de tecidos musculoesqueléticos, como rompimento de ligamento de joelho, menisco e tendões, a Santa Casa estaria autorizada a usar esta mesma técnica.

O primeiro transplante deve ocorrer em breve, Dr. Ricardo Cury informa que já tem um paciente com indicação para utilização de enxerto de tecidos, aguardando apenas autorização de seu convênio para o procedimento.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]