Sindicato da Saúde Jaú faz convênio com pousada em Ilha Comprida

19/07/2016

Apartamentos Águia Dourada está localizado no Balneário Samburá, no litoral paulista. Reservas de vagas e pagamento devem ser feitos no próprio sindicato

O Sindicato da Saúde de Jaú e Região formalizou convênio com a pousada Apartamentos Águia Dourada, da cidade de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Trata-se de um convênio por meio do qual o associado paga diárias reduzidas (a partir de R$ 54,00 para 2 pessoas) + taxa de limpeza, devendo levar roupa de cama, mesa e banho. É possível cozinhar no apartamento, mas o turista também pode se alimentar em restaurantes locais.

Reservas de apartamentos devem ser feitas no próprio Sindicato da Saúde, mediante pagamento. Os apartamentos são para 4, 6 ou 8 pessoas. São dotados de cama de casal, 2 beliches, ventilador de teto, TV a cabo. Está localizado a um quilômetro da praia, na Rua Bom Jesus do Iguapê, 1.123, no Balneário Samburá.

Os apartamentos possuem cozinha, quarto, sala e banheiro. Não é nada luxuoso, mas atende bem ao objetivo de abrigar o turista em Ilha Comprida, de onde é possível curtir praias badaladas ou isoladas, além de passeios por trilhas e de escuna.

De Jaú a Samburá são 456 km, seguindo por Botucatu, Sorocaba, Piedade, Juquiá e Iguape. Aliás, Ilha Comprida está distante poucos quilômetros da histórica Iguape com seu estilo arquitetônico de casarões antigos. Ilha Comprida tem atrações ao logo de todo o ano. Veja nesse link: http://www.visiteilhacomprida.com.br/eventos/.

As diárias para 4 pessoas são de R$ 108 a R$ 260, dependendo da época do ano. Para oito pessoas variam de R$ 216 a R$ 520. Também há pacotes para feriados, como Natal e Ano Novo. Não é permitido levar animais ao apartamento.

Informações no sindicato: (14) 3622-4131.

Dicas para quem vai para Ilha Comprida:

• As vilas no Mar Pequeno oferecem petiscos com frutos do mar, aluguel de barcos para pesca ou passeio e serviços de piloteiros. Muitas casas da vila há ainda fogões a lenha, casas de pau-a-pique e pescadores tecendo suas redes. Fale com o pessoal por lá, pois é possível comprar peixes, provar petiscos de frutos do mar e fazer um passeios com os pescadores.

• Leve bicicletas, pois seus 74km de praia ininterruptas oferecem excelentes passeios.

• Se quiser conhecer mais a fundo a ilha, faça os passeios de barcos e de escunas. Mas se for mais ousado poderá fazer passeios off road com motos, quadrículos ou jeeps.

• No Espaço Cultural Plínio Marcos há uma exposição permanente da cultura caiçara. Fica aberto o ano todo na Av. São Paulo, 1000 – Boqueirão do Norte.

• Diversos eventos acontecem na Ilha Comprida: mostra de teatro, festival de blues, carnaval nota dez, ilha junina, encontro de motociclistas, passeio de bicicleta, circuito de surfe, shows, mostras de fotografias e exposições artísticas.

• Na praça do Boqueirão no Norte há uma feirinha de artesanato muito bacana.

• Visitar o antigo porto da balsa e apreciar o artesanato local.

Modalidades:

Surf: até há uma escola municipal de surf em Boqueirão do Norte.
Pesca: é possível alugar barcos de pesca amadora e piloteiros nas vilas caiçaras de Ilha Comprida. Mas há também a possibilidade de pesca em alto mar, se informe na Divisão Municipal de Turismo da ilha.
Esportes Náuticos: os bons ventos atraem os velejadores. Mas caiaques e canoas são comuns também.
Mergulho: um naufrágio repleto de vida marinha atrai muitos mergulhadores.
Diversos: nos 74km de praia ininterruptas, é indicado a prática do ciclismo, carro à vela e esportes de areia em geral.

CONHEÇA ILHA COMPRIDA

A Ilha Comprida faz jus ao seu nome, afinal são 74km de comprimento, com apenas 4km de largura em alguns trechos, o que a torna a segunda maior ilha do Brasil. Ilha Comprida é um lugar atípica no litoral paulista. Afinal mesmo na alta temporada existem praias com pouco movimento, água limpa para banho o ano todo e uma natureza que a torna única.

Mas apesar de atípica, a Praia de  Ilha Comprida atende a todos os gostos. Há praias desertas e distantes dos centros comerciais. Mas há também as praias badaladas próximas ao Boqueirão Norte.

Vamos falar da natureza do lugar. Ilha Comprida foi considerada pela BirdLife International como área importante de preservação das aves no Brasil. Não é difícil você avistar uma ave que nunca havia visto na vida, muitos dos passeios oferecem esse tipo de experiência. Além disso a UNESCO incluiu Ilha Comprida como Reserva da Biosfera do Planeta. São mangues, dunas de até, aves raras, lagoa, piscinas naturais e ruínas. É um lugar singular!

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

A natureza é tão levada em conta na região, que muitas ações vêm transformando Ilha Comprida numa Cidade Modelo do Turismo Sustentável.

Famosas Dunas da Praia de Ilha Comprida

Um grande atrativo em Ilha Comprida são suas dunas que chegam até 10 metros de altura, com uma bela vista para o mar e algumas terminam nas lagoas. Todo esse cenário somado as belas aves que embelezam o local. Elas ficam localizadas ao longo da orla nas proximidades do Mar Pequeno e dão passeios obrigatórios. As Dunas do Araçá ficam ao lado esquerdo, há 7,5km de Boqueirão.

Se você quiser tranquilidade na praia de  Ilha Comprida, o seu lugar é ao sul. Pondo de desembarque das balsas que chegam de Cananéia, ficam as praias mais desertas como a Boqueirão do Sul e as vilas dos pescadores. Mas se é agitação o seu lugar é ao norte, como já dito, próximo ao Boqueirão do Norte e nas proximidades. Lá desemboca a ponte que liga a Ilha Comprida ao continente em Iguape.

Se você está procurando aventura também, poderá aproveitar os esportes ligados ao vento (como velejar ou andar de carro a vela), além do surf é claro.

Mar: agitado, mas possui piscinas naturais e o rio

Areia: compacta e fofa em algumas partes

Público: diversificado, desde famílias até surfistas.

Trilhas da Ilha Comprida:

Trilha Juruvaúva – Pedrinhas: 7,45 km de extensão e 3 horas de caminhada aproximadamente. O retorno é de barco pelo Mar Pequeno. No passeio da trilha você percorrerá da Vila de Juruvaúva (famosa pelas ostras) até a Vila de Pedrinhas (famosa pela cachaça com cataia). No passeio você curtirá a vegetação típica de restinga e poderá visitar o único viveiro de mudas de restinga de São Paulo.

• Trilha Vila Nova – Sítio Arthur: 5,63 km de extensão e 2 horas de caminhada aproximadamente. O retorno é de barco pelo Mar Pequeno. No passeio da trilha você percorrerá da Vila Nova (onde está a Capela da Nossa senhora da Conceição de 1770) até o Sítio Arthur. A trilha é muito interessante, pois há passarelas, placas e pontes que oferecem a possibilidade de observar os manguezais, sítios arqueológicos (sambaquis) e a natureza em geral.

• Trilha Dunas – Juruvaúva: 3,6 km de extensão até as famosas e belíssimas dunas, as últimas ainda intocadas do Estado de São Paulo. Há dunas tão altas que se transformam em verdadeiros mirantes para observação do mar a longa distância. As dunas de Ilha Comprida são deslumbrantes e repleta de vegetação típica, aves e uma paisagem incrível!

• Trilha de Trincheira: 2,1km de extensão que penetra nas belezas naturais do extremos sul da praia da Ilha Comprida. Se tiver sorte será possível avistar golfinhos no canal de Cananéia, mas caso não os veja poderá contemplar lindas bromélias, o mar, barcos de pescadores e falésias.

Onde comer: restaurantes da cidade possuem receitas especiais muito saborosas. Caso queira algo mais rústico e típico poderá visitar as vilas caiçaras e provar suas deliciosas receitas. Além de tudo há diversos bares, pizzarias, lanchonetes e sorveterias.

Praias conhecidas próximas: praia do Leste, praia da Ponta, praia Boqueirão do Norte, praia do Viareggio, praia Juruvaúva, praia Boqueirão do Sul, praia Ponta da Trincheira.

FONTE: http://loucosporpraia.com.br/ilha-comprida/