Santa Casa promove Hora do Mamaço no sábado na Praça da República

04/08/2016

O Grupo de Humanização HumanizaSanta e o Banco de Leite da Santa Casa de Jahu promovem no próximo sábado, às 10h, na Praça da República (Jardim de Baixo), a Hora do Mamaço, atividade da Semana do Aleitamento Materno. A iniciativa integra as ações do Agosto Dourado, uma das estratégias do Programa Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, executada pela Santa Casa de Jahu para dar maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno exclusivo, pelo menos, nos seis primeiros meses de vida da criança.

O objetivo do evento, que está sendo organizado pelo segundo ano consecutivo, visa mostrar a importância do ato de amamentar, não só para a mãe e o bebê, mas sim para toda a comunidade, chamando a atenção de todos para algo fundamental na formação da criança. O evento também destaca o direito da mamãe de amamentar seu filho em qualquer lugar que julgar confortável para ela e para a criança, desvincilhando qualquer tipo de preconceito ou constrangimento relacionado ao ato.

No ano passado dezenas de mamães jauenses participaram do ato. Neste ano, a organização do evento também espera a presença maciça na praça do Jardim de Baixo. A enfermeira do Gestar – Grupo de Apoio das Gestantes de Auto Risco da Santa Casa – Claudete Ferreira destaca a importância do leite materno para o crescimento da criança, afirmando que amamentar é um gesto nobre. “Além de alimentar os bebês com todos os nutrientes que eles precisam, o leite materno tem substâncias essenciais para protegê-los contra doenças. A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho”, disse.

A Mesa Administrativa da Santa Casa apoia da iniciativa. “É mais uma atividade relacionada a humanização que nossa Santa Casa promove. Temos que incentivar as mães para amamentar seus filhos. O leite materno é o principal alimento e fator de desenvolvimento nos primeiros meses de vida da criança. Promovendo o evento em praça pública, eliminaremos qualquer tipo de preconceito. Todas as mamães estão convidadas”, disse o Provedor Alcides Bernardi Júnior.

Serviço:

Data: 8 de agosto - Hora do Mamaço