Jaú recebe mais quatro profissionais do Mais Médicos

16/08/2016

Agora são profissionais brasileiros formados no exterior. A médica cubana que está em Jaú deve ir embora em setembro.

A Secretaria de Saúde de Jaú  recebeu nesta sexta-feira (12) mais quatro médicos do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.  Desta vez não são profissionais vindos de Cuba, como ocorreu no início desse programa,  mas sim brasileiros que se formaram no exterior,  em  país latino-americanos.  São três  mulheres e um homem que vão atuar no Saúde da Familia, com atendimento nos bairros da cidade, conforme o secretário Paulo Mattar.  A médica cubana que está em Jaú desde o início do Mais Médicos, completa três anos em setembro, quando vence o seu contrato, e  deve ir embora.

“Nós pedimos seis médicos, estamos recebendo quatro, o que  está  bom, considerando que no momento temos só um.  Os profissionais recebem a formação para trabalhar em atenção primária de saúde coletiva, ou seja,   vão atuar no programa Saúde da Família. Devem permanecer na cidade por dois ou três anos”, disse Paulo Mattar.

O salário dos médicos é pago pelo Ministério da Saúde. O município arca com a moradia, alimentação e eventualmente com transporte, se for necessário.

No primeiro contingente de médicos do programa federal vieram para o Brasil muitos estrangeiros, predominantemente os cubanos.  Agora, nesta nova etapa, estão sendo utilizados médicos brasileiros que se formaram fora do país. São profissionais que cursaram Medicina mesmo em Cuba, na Bolívia, Equador ou outro país latino-americano.

fonte: Jaumais