Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sindsaúde e Federação Paulista da Saúde investem em curso de oratória e comunicação sindical


 
 

Foi realizado nesta quarta-feira (24/08) o Workshop Paulista de Oratória na cidade de Jaú, uma das cidades paulistas que recebe o evento promovido pela Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.
O workshop foi realizado em sala de reuniões de hotel e contou com diretores do Sindsaúde de Jaú, incluindo a presidente Edna Alves. O presidente da Federação, Edison Laércio de Oliveira, também esteve presente.
Com a coordenação de Mário Coimbra Lopes, o Workshop está sendo realizado em mais de uma dezena de cidades do Estado nas quais estão os sindicatos filiados à entidade paulista. O objetivo é melhorar ainda mais a capacidade dos diretores sindicais para contornar situações difíceis e inesperadas, projetar uma imagem confiante e simpática e conversar com desenvoltura em todos os ambientes, principalmente em assembleias com os trabalhadores.
Em Jaú, foram dez os diretores presentes no curso. Eles foram apresentados à teoria sobre comunicação e oratória, de forma a conhecer as noções para estruturar um discurso, como empunhar um microfone, as técnicas do gestual, de entonação da voz e de como atrair a atenção do público. Além da parte teórica, todos desenvolveram atividades práticas de oratória, produzindo discursos e os apresentando à "platéia". A cada novo exercício notava-se a melhora na oratória de todos.
O especialista em comunicação desmistificou o medo de se usar o microfone, ressaltou que todos têm capacidade de fazer um discurso ou ler algum texto ao adotar algumas técnicas para preparar o discurso e treinar bastante.
Em seus discursos, os diretores falaram do trabalho do dirigente sindical e da importância dos sindicatos para conquistar e manter direitos dos trabalhadores, defenderam a campanha da categoria pela adoção das 30 horas na saúde e questionaram a proposta da flexibilização das leis trabalhistas que os empresários e os políticos tenham enfiar goela abaixo da classe trabalhadora.

Dicas para estruturar um bom discurso (*)
– Desenvolva os pontos essenciais: limite-se a apenas duas ou três questões principais, para que seja possível explica-la em detalhes.
– Reúna material de apoio e organize dados e informações importantes.
– Determine a melhor ordem para apresentar a informação, incluindo abertura, desenvolvimento e conclusão.
– Prepare um rascunho, incluindo a melhor sequência para abordar cada uma e nas eventuais objeções que o público fará.
– Escreva o discurso: agora, prepare o conteúdo do seu discurso em detalhes.
-Organize as anotações: relacione os tópicos do seu discurso

(*) Trecho do workshop conduzido por Mario Coimbra Lopes aos diretores do Sindsaúde de Jaú e Região

VEJA MAIS FOTOS NO ÁLBUM DO EVENTO

 
 
SindSaúde
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br