Destaques do Dia - Edição Nº 376 - Ano 3 - 04/10/2016

04/10/2016

Aposentadoria média de parlamentar é 7,5 vezes superior à média do INSS

A União gasta todo ano R$ 164 milhões para pagar 1.170 aposentadorias e pensões para ex-deputados federais, ex-senadores e dependentes de ex-congressistas, segundo levantamento feito pelo ‘Estado’. O valor equivale ao que é despendido para bancar a aposentadoria de 6.780 pessoas com o benefício médio do INSS, de R$ 1.862. Leia mais

Há 30 anos sem erradicar a dengue, Brasil enfrenta epidemia de chikungunya e zika vírus

Os casos de pessoas infectadas por chikungunya no Brasil “subiu dez vezes” de junho de 2015 a junho de 2016, passando de 17 mil casos notificados para 170 mil casos em um ano, informa Rivaldo Venâncio da Cunha à Revista IHU On-Line, na entrevista a seguir, concedida por telefone. Leia mais

Hereditariedade é fator de risco para doenças e não condenação

Nem toda doença genética é hereditária, ou seja, foi herdada dos pais. O gene pode ter sofrido uma alteração aleatória, causada, por exemplo, por fatores ambientais. Depois, essas alterações podem ser passadas para as próximas gerações, num fenômeno chamado epigenética, o que foi verificado, por exemplo, em descendentes de vítimas do Holocausto, que herdaram alterações relacionadas ao estresse. Leia mais

Receita notifica 10 mil contribuintes por sonegação de R$ 4 bi em impostos

A Receita Federal investiga escritórios de advocacia que oferecem a clientes o uso de títulos públicos para abatimento da dívida tributária. A prática é vedada por lei, mas tem sido utilizada para reduzir o débito de empresas com o Fisco. Leia mais

Governo apresenta a centrais proposta de reforma da Previdência

O governo apresentará nesta terça (4) às centrais sindicais as linhas gerais da sua proposta de reforma da Previdência, numa tentativa de conseguir pelo menos o apoio dos sindicalistas à necessidade de mudar o sistema para evitar um colapso no futuro. Leia mais

CAS votará adicional no salário para atividades com mais riscos de causar fadiga

Proposta que regulamenta o adicional de penosidade será analisada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na reunião da próxima quarta-feira (5). Pelo texto do Projeto de Lei do Senado (PLS) 138/2016, o trabalhador que durante sua jornada for submetido à fadiga física ou psicológica poderá fazer jus ao benefício. Leia mais