Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Valor social do trabalho é fundamental para uma sociedade mais justa


 
“O valor social do trabalho e a livre iniciativa” foi o tema da 2ª palestra do 2º dia do 18º Encontro Paulista da Saúde, que acontece na Colônia de Férias Firmo de Souza Godinho, em Praia Grande. Quem se aprofundou no assunto foi Guilherme Aparecido Bassi de Melo, professor, mestre e assessor de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 15ª Região.
 
Guilherme explica o conceito do valor social do trabalho como uma forma de reconhecer a importância de um profissional dentro do dinamismo da vida em sociedade e dá exemplos do cotidiano. “Você está em sua casa descansando e se dá conta de que precisa jogar o lixo na lixeira e faz este descarte no local que está acostumado, muito simples. O caminhão do lixo chega e os trabalhadores da coleta fazem o restante do serviço para você. Agora imaginem uma cidade sem estes profissionais por uma semana e o caos que seria”, destaca Guilherme. 
 
“Esse olhar de como um trabalhador faz falta para uma sociedade é o valor social do trabalho. É fundamental numa sociedade mais justa reconhecer o profissional como um ser humano que está ocupando o seu tempo para exercer uma atividade que vai beneficiar uma ou mais pessoas e, infelizmente, esta valorização é quase inexistente”, esclarece ele. 
 
“Por que nós falamos primeiro em valor do trabalho e depois a livre iniciativa? Porque não existe livre iniciativa sem trabalho, mas existe trabalho sem livre iniciativa. Uma pessoa pode ajudar em um trabalho voluntário ou qualquer atividade não remunerada, entretanto, o empresário que investe milhões em um empreendimento não terá resultados se não tiver a força de trabalho”, diz Guilherme.
 
O palestrante finaliza sua apresentação dando destaque para a atividade dos profissionais de saúde e afirma que somente eles têm conhecimento do valor social do trabalho. “Vocês cuidam de vidas. São responsáveis pela saúde de milhões de pessoas, mas isto infelizmente não é tão valorizado no Brasil. Só os que trabalham diretamente na área da saúde reconhecem o seu valor social do trabalho”, destaca.
 
 Confira as fotos do evento:
 
 
 
 
 
SindSaúde
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br