MINISTÉRIO DO TRABALHO LANÇA FERRAMENTA PARA ACOMPANHAR O EMPREGO FORMAL NO PAÍS

01/11/2016

Pensando em ter uma ferramenta de acompanhamento do emprego formal no país, o Ministério do Trabalho lançou o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho (http://mercadodetrabalho.mte.gov.br/). Por meio deste portal o usuário terá acesso ao cenário do emprego formal em estado ou cidade brasileira. As informações oferecidas vão desde criação e fechamento de vagas, como a oscilação de rendimento das ocupaçãoes.

O objetivo da ferramenta é disponibilizar de forma simples e acessível para que qualquer pessoa possa utilizar, como explica o analista de políticas sociais do Ministério do Trabalho, Vinicius Lobo: “Um trabalhador que pretende migrar para outra cidade pode usar esse site para saber como está o mercado de trabalho nessa nova cidade, por exemplo. Ele vai poder saber coisas como: quais as profissões em alta, qual o salário médio dos profissionais e se as vagas da ocupação que ele busca estão abrindo ou fechando”.

Outro ponto é que o Painel de Monitoramento possibilitará ser usado como base para planejamentos e gestão de políticas públicas. “O gestor público pode acessar essas informações para saber como está se comportando o emprego na sua cidade ou no seu estado e utilizá-las para planejar ou ajustar os rumos da execução dos serviços. Os técnicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) usam muito. E prefeitos e governadores podem fazer o mesmo”, avalia o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes.

As fontes utilizadas constam no painel são: a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o Sistema de Registro de Empresas de Trabalho temporário (Sirett).

Assita ao vídeo explicativo do portal: https://youtu.be/AdlnkipLx9o

Fonte: Redação Mundo Sindical - Manoel Paulo / com informações do Ministério do Trabalho e Emprego