Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sindicato da Saúde atua contra hospitais que atrasam pagamento e 13o salário e pede fiscalização


15/12/2016

   

O Sindicato da Saúde de Jaú e Região recebeu diversas denúncias de companheiros da saúde sobre atraso no pagamento da primeira parcela do 13o salário e do pagamento de dezembro.

E já agiu para tentar resolver o problema, protocolando pedido de fiscalização no Ministério do Trabalho. Também tenta negociar com os administradores.

"O sindicato já pediu fiscalização nos hospitais que não cumprem a lei", avisa a presidente Edna Alves. Segundo ela, são vários casos na região de desrespeito ao trabalhador da saúde. "Tem hospital que não pagou a parcela do abono no dia 30 de novembro e nem o salário no quinto dia útil. Tem hospital que não pagou as férias e o funcionário saiu sem receber os direitos."

Edna não perdeu tempo e assim que recebeu as denúncias dos colegas acionou o Jurídico para pedir fiscalização. E, ao mesmo tempo, conversou com os dirigentes dos hospitais para resolver o impasse. Ela teme que os atrasos continuem na segunda parcela do abono (dia 20/12) e no pagamento de janeiro.

"Queremos tranquilizar os companheiros que estão sem receber, por causa desses atrasos, que o sindicato já tomou providências", avisa Edna, que vai continuar cobrando solução imediata dos hospitais. O problema, segundo ela, é que os administradores parecem não estarem preocupados em cumprir a lei.

 

FIQUE POR DENTRO DA LEGISLAÇÃO

Parágrafo 1º do art. 459 da CLT - data de pagamento do salário:

“Art. 459 - O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

§ 1º. Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.

 

Lei n.º 4.090/1965 - Pagamento da primeira parcela do 13º salário:

“Art. 3º Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento da gratificação, de uma só vez, metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior”. Assim, a primeira parcela do 13º salário deveria ter sido paga até o dia 30 de Novembro.

 

Artigo 145 da CLT - Pagamento de férias antecipado

Art. 145 - O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no art. 143 serão efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]