Sindicalistas de Jaú vão às ruas sábado e convocam população para greve geral

20/04/2017

Mobilização decidida pelos sindicatos já começou com carro de som na rua, faixas, panfletos e presença maciça nas mídias sociais

A greve geral convocada pelas centrais sindicais será no dia 28 de abril, mas a partir deste sábado (22/04) sindicalistas de Jaú vão estar nas ruas convocando trabalhadores e população.

O objetivo é atrair todas as forças para o grande ato de protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária. O "mutirão" que envolve mais de dez sindicatos começa às 9h no Jardim de Baixo. Novas panfletagem serão realizadas nos próximos dias, incluindo portas de fábricas, hospitais, escolas e até porta de igrejas.

A decisão de ir para as ruas centrais de Jaú neste sábado que antecede a Greve Geral é mobilizar os cidadãos para o protesto. Essa panfletagem faz parte das decisões tomadas pelos sindicalistas que se reuniram no dia 12 de abril na Apeoesp.

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves, disse que já está com grande quantidade de material para a panfletagem.

"São materiais fornecidos pela nossa Federação da Saúde, pela central UGT e ainda material comum nosso, aprovado pelos sindicalistas de Jaú. Também fizemos faixas de apoio à Greve Geral e contra as reformas que acabam com os direitos dos trabalhadores", fala Edna.

O Sindicato da Saúde convocou seus diretores para a panfletagem deste sábado, mas já marca presença a favor do protesto nacional com faixas colocadas na frente do sindicato e com postagens diárias em redes sociais e na página www.sindsaudejau.com.br.

Sindicatos unidos - Em de abril, a sub-sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) sediou encontro mais de uma dezena de sindicatos e associações de luta. O encontro definiu os procedimentos para a adesão à Greve Geral no Brasil.

Entre as principais ações dos sindicalistas de Jaú está o ato de apoio à Greve Geral, a ser realizado na praça ao lado da Estação Rodoviária - o ponto de encontro será às 8h, com a presença de trabalhadores, desempregados, população em geral e sindicalistas. "Todos estão convocados para reforçar esse movimento", diz Edna Alves.

A coordenadora da sub-sede local, Maria de Lourdes Mantovani Pavan, informa que já tem carro de som na rua convocando para os atos de protestos. Outros sindicatos também estão envolvidos nessa campanha inédita em Jaú de envolvimento dos representantes de todas as categorias.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Jaú e Região, Mário Ezequiel Perobelli, informa que o ato do dia 28 conta com o reforço de sindicatos de motoristas de Barra Bonita e de Lençóis Paulista. O objetivo é criar em Jaú um grande protesto, parando escolas, fábricas, serviços públicos e o comércio.