Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sindicato da Saúde recorre à Justiça para garantir jornada reduzida do Apoio e adicional de insalubridade maior na Santa Casa de Jaú


31/05/2017

O Departamento Jurídico do Sindicato da Saúde de Jaú entrou na Justiça com recurso para que a Santa Casa de Jaú cumpra e pague diferenças salariais referente a duas cláusulas da Convenção Coletiva. Trata-se da jornada de 6 horas para os profissionais do Apoio e do Adicional de Insalubridade sobre o PISO DA CATEGORIA.

Esses benefícios foram conquistados pelo Sindicato da Saúde de Jaú na convenção coletiva 2016/2017 assinada com o Sindhosfil (sindicato patronal das santas casas e hospitais filantrópicos). Com vigência desde 1/07/2016, as cláusulas foram desrespeitadas pela Santa Casa de Jaú.

O hospital paga o adicional apenas sobre o salário mínimo e não aceita a jornada de 36 hora para apoio, mantendo as 40 horas semanais. Ou seja, não cumpre o que a convenção determina. "A Santa Casa não seguiu a convenção coletiva até hoje", diz o advogado Nilton Agostini Volpato.

Ele explica que o Sindicato da Saúde entrou na Justiça com ação de cumprimento para que a Santa Casa cumpra o que está na convenção coletiva. Na sentença do juiz em primeira instância, o juiz mandou pagar os valores em atraso Adicional de Insalubridade e que  Santa Casa cumpra desde então a jornada de 36 horas para o pessoal do Apoio.

Quanto ao pagamento das horas extras feitas pelo Apoio desde julho de 2016, o juiz entendeu que caberia a cada trabalhador entrar com ação individual. O Sindicato da Saúde não aceita essa decisão e entende que as horas a mais trabalhadas deveriam ser pagas mediante ação coletiva

 "O sindicato já entrou com recurso quanto à essa decisão", informa o advogado. Segundo ele, a própria Santa Casa pode apresentar recurso para tentar não pagar a diferença do Adicional de Insalubridade e nem cumprir a jornada de 6 horas do Apoio. Agora, é aguardar nova decisão judicial.

  

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]