Santa Casa pede credenciamento para Rede AVC

11/07/2017
Medida possibilitará o funcionamento de centro de neurologia e neurocirurgia do hospital

FONTE: COMÉRCIO DO JAHU

A Santa Casa de Jaú pleiteia junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru credenciamento na linha de cuidados do acidente vascular cerebral (AVC). Com essa medida, será possível o funcionamento dos 23 leitos, sendo 15 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e oito aos convênios e particulares, do Centro de Neurologia e Neurocirurgia Dr. Jorge Atalla, que no momento está parado.
A ala reunirá toda a equipe de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais treinados para trabalhar com o paciente que sofreu AVC. “Está comprovado que uma unidade de AVC que reúne fisicamente esses pacientes em um lugar comum funciona melhor do que espalhados no hospital”, explica o neuroclínico da Santa Casa de Jaú Jonas Bernardes de Lima Filho. Pacientes neurocirúrgicos, tratamentos de coluna e pós-operatórios também ficarão concentrados nesse local.
O espaço inaugurado no dia 17 de março de 2017 recebeu investimentos de R$ 500 mil, cujo custeio foi parte de doação da família Atalla e parte do próprio hospital. Embora esteja pronto para o funcionamento, o centro está fechado até o credenciamento junto ao DRS.
Com os pacientes concentrados no mesmo local, o médico acredita que poderão ser oferecidos melhores cuidados. “Existem diversos trabalhos que mostram esses benefícios. Inclusive, para ter ajuda do SUS para medicação na fase aguda do AVC, que é a medicação trombolítica, são vários critérios que estamos no processo de preenchimento”, comenta Lima Filho.
O provedor da Santa Casa de Jaú, Alcides Bernardi Júnior, informa que a ideia é formar um sistema para que o paciente seja tratado rapidamente em caso de um acidente vascular cerebral. Conhecido por Rede AVC, o tratamento deve ser feito nas primeiras 4,5 horas e reúne série de procedimentos e profissionais, além de também contar com o apoio dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Para que o serviço funcione, no entanto, é preciso que a população conheça os sintomas de um AVC para identificá-los previamente e evitar que o quadro avance (veja quadro).

Impasse

Em nota, o DRS de Bauru esclarece que a Santa Casa de Jaú já é credenciada na alta complexidade de neurologia e neurocirurgia. O departamento aguarda a definição, por parte do hospital, dos protocolos e fluxos de pronto-atendimento para obtenção do credenciamento na linha de cuidados do AVC.
Bernardi Júnior afirma que a documentação foi enviada para o credenciamento e deve haver reunião nesta semana no DRS para definir detalhes do centro.