Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Conferência Municipal de Saúde recebe algumas sugestões


21/08/2017
 
Com a presença de cerca de 40 pessoas foi realizada no sábado (19/08) a oitava Conferência Municipal de Saúde, com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas". A reunião foi realizada no auditório do CIESP, coordenada pelo secretário de Saúde de Jaú, Wagner Brasil de Barros, e por gerentes de sua secretaria.
O Sindicato da Saúde de Jaú e Região foi representado pela presidente Edna Alves e por duas diretoras - Maria Ivanilde de Araújo Almeida e Inês de Oliveira - ambas integrante do Conselho Municipal de Saúde.
Edna Alves questionou a presença reduzida de participantes, inclusive de outros conselheiros de saúde e de representantes de usuários, hospitais e outras entidades. Ela chegou levantar dúvidas sobre a validade da Conferência por causa da falta de paridade.
No fim, algumas sugestões foram apresentadas pelos participantes, a maioria delas envolvendo ações que podem ser feitas pelo Município para melhorar o atendimento à saúde da população, passando antes por capacitação de servidores públicos e solução de problemas com falta de médicos e remédios na rede municipal.
- Incrementar e incentivar a atenção à amamentação
- Desenvolver equipe multiprofissional para atender à saúde do trabalhador
- Implantação de um núcleo de educação permanente municipal
- Implantação de equipe multidisciplinar em vigilância em saúde
Palestras - A Conferência de Saúde teve palestra inicial por Lúcio José Fiorelli, que apresentou números do setor, com investimentos na cidade e no país, comparando com outros países. Ele apontou o subfinanciamento da saúde. "É lógico que quanto maior for o montante de recursos aplicados na saúde melhor será o resultado", apontando que o caminho é investir na saúde preventiva.
Em seguida, a enfermeira Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso falou sobre "Saúde do Trabalhador - a relação da saúde com o ambiente dos processos de trabalho". Ela fez alguns questionamentos sobre o trabalho em si e disse que as patologias não são reflexo apena da "biofisiologia alterada", mas principalmente por causa da ordem comportamental,
Ela citou o stress no ambiente do trabalho, o assédio, a perseguição de chefias, o trabalho como agente transformador e outros assuntos, como falha na organização do trabalho, confrontação de personalidades a abuso de autoridade. Falou que a comunicação pode ser o caminho para mudar, com cada pessoa colocando-se no lugar do outro para mudar o contexto no ambiente de trabalho. "A comunicação pessoal está uma porcaria", chegou a dizer a palestrante.
 
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]