Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sindicato da Saúde Jaú faz pagamento a funcionários de hospital beneficiados em ação que demandou 10 anos na Justiça


05/09/2017

Entrega dos cheques a dezenas de funcionários ocorre neste dia 5 em São Manuel após acordo com hospital sobre pagamento irregular de adicional de insalubridade; apenas sócios do sindicato foram incluídos no processo de 2007

Será nesta terça-feira (5/09) um grande dia para dezenas de trabalhadores e ex-trabalhadores do Hospital Casa Pia de São Manuel. Eles vão receber os cheques referentes aos valores que têm direito de uma Ação Trabalhista Coletiva iniciada dez anos atrás pelo Sindicato da Saúde de Jaú e Região. O pagamento a ser realizado pela diretoria e jurídico do sindicato será às 14h na capela do próprio hospital.

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú, Edna Alves, lembra que a ação foi uma iniciativa do sindicato ao constatar que a Casa Pia não cumpria a lei na questão do adicional de insalubridade. "Todos os associados do sindicato na época foram incluídos na ação e agora recebem seus direitos", diz ela.

O Sindicato explica que o pagamento nesta terça-feira será feito apenas aos trabalhadores que aceitaram o acordo oferecido pelo hospital. Reunião em julho e agosto serviu para apresentar a proposta de pagamento de cerca de 50% dos valores. Quem não concordou, segue no processo sem prazo para terminar.

"Todos os trabalhadores que assinaram a procuração aceitando o acordo devem comparecer para receber os valores devidos", explica Edna Alves. "Quem não assinou a procuração aceitando o acordo poderá assinar neste dia 5 e receber os valores no próximo lote", ressalta a sindicalista. Alguns sócios vão receber entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 de diferenças de adicional de insalubridade.

Relembre o caso

A ação é de 2007 e foi julgada positivamente pela Justiça, dando ganho de casa ao sindicato e aos trabalhadores por ele representados. O Departamento Jurídico do Sindicato da Saúde explica que a opção por aceitar a proposta foi individual, em reunião realizada em 3 de agosto no próprio hospital.

De acordo com o Jurídico, os trabalhadores que não aceitaram a proposta continuam com a ação, que segue tramitando sem prazo para conclusão, podendo demorar mais alguns anos.. Apesar de transitada e julgada, a ação terá várias etapas ainda, inclusive cálculo por peritos judiciais, cobrança e até penhora e leilão de bens do hospital.

Opinião dos trabalhadores

A técnica de enfermagem aposentada Benedita Dias, 73 anos, que trabalhou por 28 anos na Casa Pia, aceitou a proposta. "Por mim já tinha feito acordo antes. Não adianta esperar mais 10, 12 anos. A gente não sabe se vai chegar viva até lá. É um dinheiro que a gente nem sabia que tinha a receber se não fosse o sindicato", diz ela, orientando a todos os trabalhadores da categoria para que se associem e valorizem o trabalho do Sindicato da Saúde. Ela é sócia desde 1988. Começou na limpeza na Casa Pia, depois estudou, chegou a atendente, auxiliar e técnica de enfermagem.

Alessandra Cristina da Silva, que trabalhou por quatro anos como técnica de enfermagem na Casa Pia, disse que é normal "perder um pouco" com o acordo, mas pelo menos recebe antes, se é que no futuro o hospital teria como pagar. "Estou feliz com o sindicato."

Ana Maria dos Santos, técnica de enfermagem por 17 anos na Casa Pia, e hoje funcionária pública na UNESP, disse que o valor a receber está bom e que é importante que o sindicato ajudou a resolver o pagamento. "Não adianta ficar brigando. Até quando a gente ia esperar?"

   

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]