Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Santa Casa de Jaú: Mais Córneas para Doação


03/04/2018

Foi realizada no último domingo (01/04) na Santa Casa de Jahu um procedimento de captação de córneas. De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT) a família do paciente que veio a óbito consentiu a doação porque a pessoa havia manifestado o desejo de doar os órgãos ainda em vida.

Só neste ano foram captadas pela Santa Casa 20 córneas, e no ano passado foram 91 viabilizadas pelo trabalho da equipe. Segundo a enfermeira coordenadora da CIHT, Luciane Carraro, os órgãos são encaminhados para Botucatu onde uma central realiza um tratamento especial e aguarda um chamado para onde vai ser realizado o transplante. A coordenadora destaca que a doação de qualquer órgão é feita com total sigilo, de acordo com norma já estabelecida.

Ainda, de acordo com a enfermeira, os órgãos são regulados por uma central de transplantes, sendo que na hora dos procedimentos de captação equipes especializadas são acionadas e vem para o hospital, assim que é diagnosticada a morte cerebral do paciente cuja família tenha autorizado as doações.

A Comissão Intra Hospitalar de Transplante da Santa Casa é composta por uma equipe de multiprofissionais, com currículo de vários cursos e treinamentos na área, sendo um médico, quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. A finalidade é organizar rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. A partir deste mês de abril vão ser capacitados mais um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem para atender o aumento da demanda das doações.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]