Câmara Municipal de Jahu faz evento para discutir questão feminina com presença de Marta Suplicy

26/06/2018

Oficina “Interlegis Senado Mulheres nas Casas Legislativas” tem apoio da senadora Marta Suplicy e já foi realizada em diversas capitais do Brasil

Nesta sexta-feira, dia 29 de junho de 2018, a partir das 9 horas da manhã, a Câmara Municipal de Jahu promove um evento dedicado a discutir questões ligadas a saúde, ascensão profissional e políticas públicas para as mulheres. É a Oficina “Interlegis Senado Mulheres nas Casas Legislativas”, que terá como uma das palestrantes a senadora Marta Suplicy.

O evento é uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro e a Procuradoria Especial da Mulher, além de outros órgãos ligados às questões de gênero do Senado Federal. Em Jahu, o evento é organizado pela Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa, e tem a coordenação da vereadora Cléo Furquim, que solicitou a vinda do programa junto à senadora Marta Suplicy. Esta é a primeira vez que a Escola Legislativa da Câmara Municipal de Jahu, implementada pelo presidente Lucas Flores no início de 2017, recebe um evento do Senado Federal.

A Oficina “Mulheres nas Casas Legislativas” tem a duração de um dia e é composta por duas partes: a abertura, com convidados e palestras pela manhã; já no período da tarde serão realizadas as oficinas que tratam de temas como saúde da mulher, violência e ascensão profissional.

As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas gratuitamente pelo site do Interlegis (http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/oficina-interlegis-senado-mulheres-nas-casas-legislativas-em-jau-sp). Os interessados também podem se inscrever na própria Câmara de Jahu antes do início do evento – se ainda restarem vagas.

PROGRAMAÇÃO

No período da manhã haverá uma palestra com a analista legislativa do Senado, Eleonora Stanziona Viggiano, sobre o tema “Observatório da Mulher contra a Violência – análise de dados para o aprimoramento das políticas públicas”.

Já na parte da tarde, serão duas oficinas: “Saúde da Mulher – autonomia no corpo e na vida”, com Rita Polli Rebelo; e “Desafios para a ascensão profissional das mulheres”, com Ramilla Moura, da Procuradoria da Mulher, e Marta Cristina Monteiro, diretora de Relações Públicas do Senado Federal.

Ao término das atividades os participantes receberão um certificado, que será encaminhado por e-mail, no endereço eletrônico informado no ato da inscrição.

OBJETIVOS

A Oficina Interlegis Senado Mulheres nas Casas Legislativas tem por finalidade fomentar presencialmente, nos estados e no Distrito Federal, o diálogo sobre promoção da igualdade de gênero e raça e empoderamento da mulher nos ambientes de relações de trabalho, educacionais e domésticos.

O objetivo principal é transmitir informação com qualidade, oferecer formação diferenciada e orientar sobre leis federais relativas às mulheres nas áreas de trabalho e inclusão financeira, direitos humanos e violência e saúde. Além disso, espera-se fazer com que o Congresso Nacional tenha a capacidade de ouvir a comunidade e trazer especialmente à bancada feminina do Senado aspirações e expectativas em respeito à realidade do público local.

O projeto é uma iniciativa do Comitê Permanente pela Igualdade de Gênero e Raça e conta com o apoio da Diretoria-Geral, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), da Procuradoria Especial da Mulher (ProMul), do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) e do Programa Pró-Equidade do Senado Federal.