Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Santa Casa de Jaú tenta esconder dos funcionários cláusulas da Convenção Coletiva que não cumpre


10/07/2018

A Santa Casa de Jaú divulgou um informativo no qual tenta colocar os funcionários contra o Sindicato da Saúde de Jaú e Região.  O hospital alega que “não quer retirar direitos”, mas na verdade não tem como retirar o que só ela não cumpre na região. É alvo de ação judicial por descumprimento de convenção coletiva de trabalho.

 A Santa Casa de Jaú descumpre a jornada especial de trabalho para o setor do apoio (6 horas diárias) igual ao da enfermagem (cláusula 45). E não cumpre ainda o pagamento do adicional da insalubridade sobre o piso da categoria (cláusula 11).

Esses benefícios conquistados pelo Sindicato da SaúdeJaú estão na convenção coletiva 2016/2017, assinada pelo sindicato patronal e que representa a Santa Casa. Diferentemente da Santa Casa de Jaú, demais santas casas da região cumprem o previsto nas cláusulas 11 e 45.

No (des) informativo da Santa Casa, ela questiona notícia divulgada pelo “Atenção Companheiros”, do Sindicato da SaúdeJaú, onde informamos que as negociações com o sindicato patronal das santas casas foi parar no Tribunal porque o patrão quer reduzir os direitos citados acima. A convenção era para ter assinada em julho de 2017, mas o impasse continua .

O Sindhosfil, que é o sindicato dos patrões, quer jornada maior para o Apoio e quer pagar adicional de insalubridade sobre o salário mínimo. O Sindicato da SaúdeJaú, o nosso sindicato, não aceitou essas perdas na audiência em Campinas, por isso cabe à Justiça decidir se mantém os benefícios ou se vai na onda dos patrões e retira os benefícios.

Sobre o reajuste salarial, a Santa Casa informa que concedeu o índice do INPC como antecipação. Na verdade, o índice acordado para ser repassado antes do fechamento da convenção seria de 3%.  Diferentemente da Santa Casa de Jaú, demais santas casas da região cumprem o previsto nas cláusulas 11 e 45.

 

Cláusula 11ª: Adicional de Insalubridade sobre o piso da categoria

O adicional de insalubridade deverá ser calculado sobre o PISO DA CATEGORIA, de acordo com a porcentagem (10%, 20% ou 40%) percebida pelo empregado.

 

Cláusula 45: Jornada Especial de Trabalho para APOIO

 I. ENFERMAGEM E APOIO

 a) 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de descanso e 1 (uma) hora de intervalo, diurna ou noturna, com duas folgas mensais, como jornada especial facultativa;

 b) 6 (seis) horas diárias, período diurno, com cinco folgas mensais, nelas já integrado um feriado, com 15 (quinze) minutos de intervalo.

 

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]