Mutirão do emprego leva milhares ao Sindicato dos Comerciários de SP

17/07/2018

O total de desempregados no País chegou a 13,2 milhões e o número de desalentados (pessoas que desistiram de procurar) bate na casa dos 5 milhões. A situação é dramática e o problema pede urgência.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo oferece uma alternativa à superação dessa situação. A entidade realizou segunda (16) num só local para seleção, um mutirão para o preenchimento de centenas de vagas disponíveis para o comércio. São mais de 1.800 postos para vários setores, em diversas regiões da cidade (vagas também para pessoas com deficiência). Ao todo, dez empresas participaram do mutirão.

Ricardo Patah, presidente do Sindicato e da UGT, a afirma: "O Sindicato está cumprindo sua função social, que inclusive está prevista na CLT". Ele afirma: "o Artigo 513 da CLT já prevê essa função. O País vive um momento desastroso. São quase 14 milhões de desempregados e 5 milhões de desalentados".

O presidente da entidade destaca também mais dois pontos importantes dessa ação. "Estamos aperfeiçoando a relação capital-trabalho, principalmente quando temos a sobreposição do negociado sobre o legislado. Isso é importante porque, nas próximas negociações, ações como essa, em parceria com empresas, podem facilitar para que as negociações não emperrem", diz.

Patah continua: "Também é uma oportunidade para sindicalização. Com essa campanha pretendemos sindicalizar o máximo os trabalhadores".

Procura - "Em três horas de mutirão distribuímos mais de 3.500 senhas de atendimento. As pessoas vêm até o Sindicato com currículo e participam da seleção", comenta Cleonice Souza, diretora de Assistência Social e Previdência no Sindicato. Ela explica que o programa Vaga Social é realizado há quatro anos, mas desta vez as expectativas foram ultrapassadas.

"Nós fazemos o atendimento diariamente no Sindicato. Porém, essa forma de mutirão é mais abrangente. O desemprego é muito grande. Quando aparece uma oportunidade dessas é que vemos a dura situação nacional", ressalta.

Ela revela que a intenção é ampliar ainda mais esse tipo de ação. "A ideia é utilizar o espaço do Vale do Anhangabaú, com mais tendas, para aumentarmos a capacidade de atendimento. Estamos fazendo nossa parte. Todos serão atendidos. Se não hoje, serão ao longo da semana", destaca Cleonice.

Apoio - Para quem não tem Carteira profissional, a prefeitura de São Paulo, através do CAT, instalou um posto de atendimento no local a fim de emitir o documento. Basta levar RG ou outro documento oficial.

Mais informações: www.comerciarios.org.br

Fonte: Reporter Sindical