Curso de Sindicalização reúne mais de 150 dirigentes em São José dos Campos

03/09/2018

O Clube de Campo do Sindicato dos Bancários em São José dos Campos sediou nesta quinta-feira, 30 de agosto, mais um Curso de Sindicalização da UGT-SP. Com técnicas de neurolinguística, o evento visa a formação de agentes aptos a ampliar a sindicalização nas bases. Mais de 150 dirigentes de categorias filiadas à Central, como comerciários, bancários e profissionais de educação física lotaram o auditório.

O curso foi ministrado pela consultora Ioná Carmona, instrutora da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). O primeiro curso de sindicalização aconteceu na cidade de Jaú, e contou com a presença de 130 pessoas. A ação ainda deve acontecer em São Paulo (4/9) e São José do Rio Preto (6/9). As inscrições e informações estão disponíveis no site da entidade.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente em exercício da UGT-SP, Amauri Mortágua, que também preside o Sincomerciários de Tupã, os diretores da Central, Rogério Gomes Cardoso, secretário de Finanças, José Gonzaga da Cruz, secretário de Assuntos Jurídicos, e Débora Ferreira, secretária de Organização e Políticas Sindicais, o presidente do Sincomerciários de Cruzeiro, Charles Fernandes, e o presidente do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos, Geraldo Soares dos Santos, que concedeu o local para realização do evento.

Amauri comemorou a participação expressiva de aproximadamente 280 pessoas, ao todo, nestas duas edições do curso, e falou sobre os objetivos desta realização: “A UGT São Paulo está realizando estes cursos como uma forma de instrumentalizar os nossos filiados para aproximar, cada vez mais, os trabalhadores dos seus sindicatos. Sem dúvida nenhuma, o sucesso destes eventos está mostrando que estamos atendendo as necessidades dos nossos dirigentes na rotina diária junto às categorias”, explicou o presidente em exercício.

Comunicação eficaz

Assim como no primeiro curso ministrado em Jaú, a instrutora da SBPNL difundiu as técnicas de neurolinguística aplicadas à sindicalização com experiências práticas de aprendizagem, com dinâmicas sensitivas de emoção e expressão de sentimentos diante de estímulos à mudanças necessárias no cotidiano, para pensar, sentir e agir de forma diferente afim de atingir resultados mais positivos.

Ioná explicou: “Pra conquistar novos sindicalizados, vocês precisam ser bons ouvintes, entender as necessidades das outras pessoas. Ouvir mais, saber o que as pessoas querem. Para isso, se for o caso, até ‘desenhe’ para que o trabalhador entenda claramente a comunicação entre vocês. Se vocês não sabem determinadas respostas, procurem saber, se informar. É preciso que as pessoas fiquem satisfeitas com as respostas”.

Dieese

Os técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Victor Pagani e Renata Belzunces, estiveram no local do curso para divulgar o trabalho da nova subsede da entidade em São José dos Campos, instalada para atender os sindicatos do Vale do Paraíba que, segundo eles, é uma região em ascenção econômica e industrial, e por isso requer uma presença mais efetiva do Departamento junto aos trabalhadores pela garantia dos seus direitos.

Mestra em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp, Renata disse que os dirigentes devem contar com o Dieese no campo da pesquisa e, sobretudo, como aliada nas negociações coletivas, em defesa dos salários e a dignidade dos tabalhador da indústria, do campo, e nos setores do comércio e serviços das grandes cidades. “Nosso maior objetivo é unir as entidades sindicais aos seus representados, porque fortalecer o poder sindical não é bom apenas para os sindicatos, é bom para todo o País”, explicou a economista.

Fonte: UGT