Sindicato da Saúde marca para dia 17 assembleia para decidir sobre greve na Santa Casa de Jaú

09/10/2018

“Trabalhadores, são vocês que têm de decidir se lutam pelos direitos ou se aceitam a escravidão”, diz Edna Alves; assembléia será às 10h, 15h e 19h para que todos participem

Funcionários da Santa Casa de Jaú estão sendo convocados para Assembleia Geral que pode aprovar greve por causa da falta de reajuste salarial e por causa da perda de direitos previstos na convenção coletiva. A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves, avisa que a reunião com os trabalhadores será no dia 17 de outubro, em três períodos, para que todos possam se manifestar.

“São dois anos sem o funcionário ter aumento de salário. Hospital querendo tirar tudo, tirar folgas do pessoal do noturno, reduzir adicional noturno, quer aumentar jornada de trabalho do apoio, quer pagar menos de adicional de insalubridade. Não vamos deixar não. Vai parar tudo se for preciso. A categoria está sendo chamada para decidir o que quer”, diz Edna Alves.

O Sindicato da Saúde de Jaú pede aos trabalhadores da Santa Casa de Jaú para que participem e ajudem a mobilizar os companheiros de trabalho. É chegada a hora de se mobilizar para não perder direitos conquistados há décadas pela sindicato.  “Direitos não caem do céu. Só com nossa luta vamos manter benefícios como cesta básica, adicional noturno de 40%, folgas na jornada especial de trabalho, adicional de insalubridade sobre o piso da categoria e muito mais”, alerta Edna Alves.

A Santa Casa de Jaú descumpre a Convenção Coletiva desde 2016 e ameaça tirar benefícios na negociação encaminhada pelo sindicato patronal dos hospitais. A negociação salarial 2017/2018 não teve acordo e foi parar na Justiça. A proposta patronal para 2018/2019 extingue vários benefícios, por isso o sindicato não aceita. Sugerimos fazer acordo coletivo individual com a Santa Casa, mas ela se negou a negociar.

A Santa Casa não paga corretamente o adicional de insalubridade sobre o piso da categoria e não respeita a jornada de 36 horas para os profissionais do apoio, exigindo que eles trabalhem 42 horas semanais. “É hora da categoria se unir e decidir se entra em greve contra a Santa Casa ou se abaixa a cabeça e perde dinheiro, folgas e benefícios”, alerta a presidente Edna Alves.

A proposta do sindicato patronal das Santas Casas para 2018/2019 prevê reajuste parcelado de apenas de 3%, contra a inflação de 3,53%. A proposta diminui o adicional noturno para 35% (hoje é 40%). A proposta eleva para 40 horas semanais a jornada para o Apoio, bem acima das 36 horas previstas na última convenção. E oferece pagar o adicional de insalubridade somente sobre o salário mínimo e não mais sobre o piso da categoria (cláusula da última convenção assinada). Não contente em retirar direitos, também deixa o trabalhador da jornada 12 x 36 sem as duas folgas mensais.

- Santa Casa de Jaú não cumpre cláusulas da Convenção Coletiva desde julho de 2016 e causa prejuízos no bolso dos funcionários

- Nova proposta do sindicato patronal quer tirar as duas folgas mensais de quem cumpre jornada 12 x 36 e não repõe a inflação anual

- Proposta patronal reduz adicional noturno para 35% e quer pagar adicional de insalubridade sobre o salário mínimo e não sobre o piso da categoria

- Proposta eleva para 40 horas semanais a jornada para o Apoio, bem acima das 36 horas previstas na última convenção.

Assembleia Geral do Trabalhador da Saúde

Assunto: Estado de Greve contra perda de direitos e por reajuste salarial

Dia: 17/10

Horário: 10h, 15h e 19h