NA MÍDIA: Funcionários da Santa Casa de Jaú dão aval para greve em hospital

19/10/2018

Decisão ocorreu durante assembleia realizada nesta quarta-feira (17) pelo Sindicato da Saúde

Por LIlian Grasiela/JC Bauru

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (17) na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região (Sindicato da Saúde), funcionários da Santa Casa de Jaú (47 quilômetros de Bauru) deram aval para que a entidade decrete estado de greve caso as negociações salariais com o sindicato patronal das santas casas e o hospital não avancem.

"Foi dado aval para que o sindicato inicie o procedimento para decretar greve caso não ocorra avanço na tentativa de um acordo coletivo que garanta reajuste aos funcionários e a manutenção de alguns direitos da convenção coletiva", diz a presidente do Sindicato da Saúde, Edna Alves.

O sindicato patronal ofereceu reajuste parcelado de 3%, diminuição do adicional noturno de 40% para 35%, elevação da jornada dos servidores de apoio (limpeza, cozinha, lavanderia) de 36 para 40 horas semanais e fim das folgas para jornada 12 x 36 e dos descansos noturno e diurno.

Em contraproposta apresentada à Santa Casa, o Sindicato da Saúde pede reajuste de 5% para julho de 2017 e mais 5% para julho de 2018 e concorda com a carga horária de 40 horas para equipes de apoio, com direito a folgas aos sábados e domingos.

A Santa Casa de Jaú voltou a dizer que a negociação está sendo conduzida pelo Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Sindhosfil). "Acreditamos que, em breve, tudo vai estar solucionado", diz.

LEIA MATÉRIA NO SITE DO JC