Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Sisnaturcard
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

11ª Campanha Fique Sabendo ocorre de 03 a 07 de dezembro


03/12/2018

No dia 1º de dezembro, cidadãos de todo o mundo voltam os olhares para a importância do combate a doenças sexualmente transmissíveis. Instituída como o Dia Mundial de Combate a Aids, a data pretende incentivar cidadãos a realizarem os exames de detecção do vírus.

Em Jahu, a 11ª Campanha Estadual “Fique Sabendo”, promovida em sintonia com as ações promovidas pelo Ministério da Saúde, será realizada pela Prefeitura de Jahu por meio da Secretaria de Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)  entre os dias 03 e 07 de dezembro.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi, o objetivo da campanha é estimular a população a realizar o teste de AIDS e Sífilis, principalmente pessoas com vida sexual ativa, pessoas que nunca realizaram o teste na vida e pertencem aos grupos mais atingidos por essas doenças, tais como jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo. “No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa. No Estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da Sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que são portadoras do HIV e que estão com Sífilis sem saber”.

Ainda conforme Leila, nesse período, serão realizados gratuitamente testes rápidos de HIV e Sífilis visando o diagnóstico precoce da doença e, assim, possibilitando o tratamento imediato e prevenção. “A ação será realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) (localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 1.139) das 8h às 20h, na UBS do Jardim Itamaraty, USF “Adilson Morandi” (situada no Jardim Padre Augusto Sani) e Policlínica do Jardim Pedro Ometto das 8h às 14h, e na UBS Vila Maria das 8h às 10h. No dia 01 de dezembro (sábado), Dia Mundial de Combate à AIDS, a equipe do CTA realiza panfletagem no Parque do Rio Jaú das 16h às 20h. Os atendimentos são confidenciais e sigilosos. Para a realização do exame, é necessário que a pessoa leve um documento com foto”.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a AIDS permanece entre as cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 e 34 anos de idade no Estado. A Sífilis adquirida no Estado também é preocupante. De 2007 a 2017, foram notificados 159.015 casos de Sífilis adquirida no Estado de São Paulo. A taxa de detecção de Sífilis avançou de 6,7 para 73,6 por 100 mil habitantes de 2007 a 2017. A maior parte dos casos ocorre no sexo masculino (61,3%), e em 2017, 54,1% dos casos tinham até 34 anos de idade.

 

Serviço

11ª Campanha “Fique Sabendo” - realização gratuita de testes rápidos de HIV e Sífilis

Período: de 03 à 07 de dezembro

* Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) (localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 1.139) das 8h às 20h

* UBS do Jardim Itamaraty, USF “Adilson Morandi” (situada no Jardim Padre Augusto Sani) e Policlínica do Jardim Pedro Ometto das 8h às 14h

* UBS Vila Maria das 8h às 10h

* No dia 01 de dezembro (sábado), Dia Mundial de Combate à AIDS, a equipe do CTA realiza panfletagem no Parque do Rio Jaú das 16h às 20h.

*Os atendimentos são confidenciais e sigilosos. Para a realização do exame, é necessário que a pessoa leve um documento com foto

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br